Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 30 de junho de 2009

O Presidente da República vai presidir à Comissão de Honra das comemorações...

O Presidente da República vai presidir à Comissão de Honra das comemorações, em Viseu, dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques. Cavaco Silva aceitou a "distinção", o que deixou o presidente da autarquia viseense bastante satisfeito. Fernando Ruas realçou, a propósito, que a posição do Presidente da República vai de encontro à da autarquia e que é a de não entrar "em polémicas, nem em disputas".


"O Presidente da República faz como nós (autarquia) temos feito: não se atravessa à frente daquilo que são as conclusões dos academistas", disse o autarca viseense.


Cavaco Silva esteve presente, há duas semanas, nas comemorações que Guimarães dedicou ao nascimento do fundador de Portugal, altura em que recebeu a Medalha de Ouro da Cidade. O Chefe de Estado disse que "cada geração de portugueses continua a obra de D. Afonso Henriques, fazendo-lhe um acrescento que é uma renovação".


"Cada novo elo da corrente será diferente dos que o antecedem, mas nem por isso renega os actos primordiais", concluiu, frisando que ao primeiro rei devemos "o facto de sermos Portugal".
O berço de nascimento do primeiro Rei de Portugal tem estado envolvido em discussões académicas. A par com Viseu, a cidade minhota, que a tradição considera berço da nacionalidade, comemora o aniversário do fundador de Portugal. As duas cidades apresentam 'pareceres' históricos e documentos que tentam provar o local onde, efectivamente, nasceu o 1º Rei de Portugal. De recordar que, em Viseu, a efeméride tem vindo a ser assinalada com várias iniciativas. Em Agosto, o Pavilhão Multiusos vai receber o "concerto de celebração", com a participação de todos os grupos corais do concelho e da Filarmónica das Beiras. Na Pousada de Portugal, ainda em Viseu, decorrerá o espectáculo de dança "Mater", da companhia de dança Amálgama. As exposições também fazem parte das comemorações e, em parceria com o Arquivo Distrital, está programada uma mostra sobre arte medieval.


Um dos pontos altos será a realização do congresso internacional, no qual são esperadas as participações de vários especialistas. "Afonso Henriques - 900 anos depois" é o título da conferência que pretende reunir os países afonsinos, nomeadamente França, Inglaterra e Espanha. As comemorações dos 900 anos terminam no dia 21 de Setembro (feriado municipal) com um grande cortejo evocativo.


Sem comentários: