Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Protecção do lince ibérico e do abutre preto...

Lince entregue ao centro de reprodução em Silves

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) lançou esta sexta-feira um projecto de 2,6 milhões de euros para preservar habitats e melhorar as condições de sobrevivência e reprodução do lince ibérico e do abutre preto no sudeste de Portugal, informa a Lusa.

O projecto pretende «contribuir para preservar e melhorar» naquelas áreas «um habitat mediterrânico com condições de sobrevivência [refúgio e alimentação] e de reprodução do lince ibérico e do abutre preto», explicou Filipa Loureiro, da LPN.

O lince ibérico, o felino mais ameaçado do mundo, e o abutre preto, uma ave ameaçada a nível global, são duas espécies «criticamente em perigo» e alvo das mesmas ameaças, ou seja, perda de habitat e falta de recursos alimentares.

Numa primeira fase, o projecto vai identificar áreas de habitat prioritário para as duas espécies para «avaliar a qualidade» das que existem, para as preservar ou melhorar.

O objectivo é identificar áreas com coberto vegetal adequado para refúgio e reprodução do lince ibérico e do abutre preto e monitorizar as disponibilidades de alimentação, nomeadamente de coelho bravo, a principal presa das duas espécies.

Posteriormente, o projecto vai desenvolver protocolos com proprietários, agricultores, caçadores, técnicos da administração local e regional e várias instituições para «assegurar a conservação, a longo prazo, das áreas de habitats identificadas e de acordo com um plano de gestão».

TVi 24

Sem comentários: