Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

INTERNACIONAL/America - Orca ataca e mata treinadora...

Dawn Brancheau tinha 40 anos e trabalhava no parque SeaWorld de Orlando, nos EUA, desde 1994. A “experiente treinadora” morreu ontem à tarde, quarta-feira, depois de ter sido atacada por uma orca.

foto AP
Orca ataca e mata treinadora
Treinadora durante uma actuação com uma orca no SeaWorld

Os responsáveis pelo parque indicaram que a treinadora estava num sector de contenção dos animais quando escorregou e caiu dentro do tanque, tendo sido "fatalmente ferida" por uma das orcas.

Testemunhas que estavam num restaurante próximo contaram ao jornal local "Orlando Sentinel" que a treinadora acariciava uma das orcas quando foi atacada e levada para dentro da água.

foto AP
Orca ataca e mata treinadora
Dawn Brancheau conhecia bem as orcas que treinava

O turista brasileiro João Sobrinho, de 28 anos, estava a tirar fotografias do interior do tanque quando viu a orca com uma pessoa na boca. "Foi terrível", descreveu ao mesmo jornal, explicando que a treinadora sangrava na área do rosto e que a orca a girava enquanto nadava.

O porta-voz da polícia Jim Solomons confirmou que a treinadora já estava morta quando foi resgatada do tanque.

Era "uma das mais experientes treinadoras de animais", declarou Dan Brown, presidente da SeaWorld Orlando. "Este é um momento extremamente difícil para os parques SeaWorld", acrescentou. Em comunicado, o grupo sublinhou que em 46 anos de história nunca teve "um incidente como este".

O SeaWorld de Orlando decidiu suspender os espectáculos com orcas para que todos os procedimentos sejam reavaliados, sendo que a decisão também se estende ao parque de San Diego.

O "Orlando Sentinel" escreve que a orca envolvida neste ataque chama-se Tillikum, que significa "amigo" na língua dos índios Chinook.

Em 1991, esta orca já tinha sido responsabilizada pelo afogamento de um dos treinadores durante um espectáculo num parque no Canadá. Foi vendida ao SeaWorld no ano seguinte e, em 1999, um homem nu foi encontrado morto no seu tanque.


Jornal de Noticias


Sem comentários: