Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

NACIONAL/Centro - Continuam desaparecidos pescadores que naufragaram ao largo de Peniche...

As buscas para encontrar os quatro pescadores desaparecidos ao largo da costa da Lourinhã foram ontem dificultadas pelo estado do mar, impedindo operações de mergulho onde a embarcação terá naufragado, disse o capitão do Porto de Peniche.
"Às 07h00 (de ontem) esteve cá a corveta João Robim com equipamento para apoiar uma operação de mergulho e com uma equipa de seis mergulhadores. Todavia, devido às condições meteorológicas, nomeadamente o vento e o estado do mar, não foi possível efectuar a operação de mergulho", afirmou à agência Lusa o comandante da Capitania de Peniche, Luís Patrocínio Tomás.

Os mergulhadores chegaram ao final da tarde de sábado ao local onde se presume que terá ocorrido o naufrágio da embarcação de pesca 'Fábio e João', mas não chegaram a mergulhar "devido às condições meteorológicas".
A detecção das redes de pesca da embarcação e outros objectos, como uma bóia, uma bandeira, um saco-cama e outros destroços, trazidos para terra por uma outra embarcação de pesca que colaborou nas buscas, permitiu, sábado, às autoridades ficar com uma localização mais exacta do possível local onde a embarcação afundou.

"Sabemos que o barco está a cinco milhas da costa, entre a Praia da Areia Branca e São Bernardino a uma profundidade entre os 50 e os 60 metros, o que vai dificultar o trabalho dos mergulhadores", especificou o capitão do Porto de Peniche.
A embarcação 'Fábio e João' afundou quinta-feira ao início da noite, com quatro pescadores a bordo, entre os 40 e os 55 anos e todos de Ribamar (Lourinhã), cujos corpos não foram ainda encontrados, sendo desconhecidas as causas do naufrágio.
O responsável adiantou, contudo, que a corveta António Enes esteve a assegurar as buscas durante a noite de domingo, mantendo-se no local, apesar de o salva-vidas de Peniche ter abandonado as operações de busca devido ao estado do mar.
As buscas prosseguiram também em terra com equipas da Polícia Marítima, Capitania de Peniche e bombeiros das corporações da Lourinhã, Peniche e Torres Vedras que, desde sexta-feira, estão a percorrer a costa a pé.
Luís Patrocínio Tomás disse que as buscas se mantiveram durante a tarde de ontem com este dispositivo, tendo afastado a hipótese de efectuar mergulhos no local onde a embarcação terá afundado, tendo em conta que se prevê um agravamento do estado do mar.

Diário de Leiria



Sem comentários: