Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 21 de fevereiro de 2010

INTERNACIONAL - Marrocos: derrocada de minarete faz pelo menos 38 mortos...


A derrocada de um minarete de uma mesquita na cidade marroquina de Meknes matou pelo menos 40 pessoas e feriu mais de 71. Este é o último balanço deste incidente. Teme-se que o número de vítimas aumente à medida que as buscas prosseguem nos escombros.

Imagens das operações de resgate

«40 pessoas foram mortas e 71 ficaram feridas sexta feira no desmoronamento de um minarete da mesquita Bab Berdieyinne», declarou um responsável da proteção civil local, Mohamed Ismaël Alaoui.

De acordo com a mesma fonte, 51 feridos já abandonaram o hospital depois de terem recebido assistência

O comandante local da defesa civil, Alaoui Ismaili, disse à Reuters que as operações estão a decorrer com alguma lentidão devido às características da zona onde aconteceu a derrocada, que se encontra no meio de ruas apertadas, que não permitem o acesso de maquinaria.

«Estamos a mover-nos com grande cautela também por que as paredes das casas e das lojas adjacentes à mesquita estão fragilizadas depois das fortes chuvas dos últimos dias», anotou Ismaili.

O incidente terá acontecido numa altura em se encontravam muitos fiéis na mesquita de Berdieyinne.

Um habitante local disse à agência Reuters que estariam no local cerca de três centenas de pessoas. «Quando o imã estava prestes a iniciar o seu sermão, o minarete ruiu», explicou à agência noticiosa Khaled Rahmouni.

O ministro dos Assuntos Religiosos já esteve no local para acompanhar os trabalhos de resgate e visitar os feridos, que estão a ser acolhidos em hospitais em Meknes e na cidade de Fez.

A televisão marroquina refere que a derrocada aconteceu depois de a região ter sido fustigada por fortes chuvas durante vários dias. O minarete, construído há quatro séculos, não resistiu.


Localização de Meknes assinalada a vermelho

(Imagem Google Maps)


TVi 24

Sem comentários: