Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

População trava assaltantes ...

Populares da freguesia de Castelões, Penafiel, detiveram ontem, domingo, de manhã um casal de nacionalidade romena que, momentos antes, terá assaltado uma casa. A população recuperou um cordão, uma pulseira e um anel de ouro.


Maria Adelaide Soares encontrava-se nas traseiras da casa, na Rua de Rodas, a preparar o almoço, cerca das 11.30 horas. Esperava o filho para almoçar, quando um vizinho, por mera curiosidade, lhe chamou a atenção que a nora acabava de entrar em casa. "A minha nora?... Não podia ser, porque vinha com o meu filho", recorda Maria Adelaide.


Num instante, o vizinho apercebeu-se que a rapariga desatou a correr, acompanhada por um rapaz, pela rua abaixo. Maria Adelaide correu para dentro de casa, entrou no quarto e deu pela falta dos objectos de ouro.


Apressadamente, a mulher deslocou-se ao café mais próximo, na rua principal da freguesia, pedindo auxílio e contando o que se passou. O alarme geral foi dado. O filho de Adelaide chegou entretanto e vários familiares e amigos seguiram as pegadas dos dois intrusos, que foram detidos já na Rua da Saudade, a cerca de 500 metros.


O homem, de 26 anos, recusava assumir a responsabilidade do furto, enquanto a rapariga, com apenas 13 anos, tentou fugir, vindo a ser detida, mais adiante, por um outro popular.


A multidão juntou-se toda, e a rapariga acabou por confessar que tinha as peças de ouro e ainda um frasco de perfume escondidos, junto a um muro, à beira da estrada.


Luís Moreira, comerciante, vizinho de Adelaide, seguiu os passos do casal. "Estava dentro de casa e apercebi-me que chegou um Ford Escort, azul. Trazia seis pessoas lá dentro e, mesmo nas traseiras de minha casa, largou o casal", recorda.


Pouco depois, Luís ficou a saber que a casa da vizinha tinha sido assaltada. "Peguei no meu carro e com outras pessoas fomos em cima deles. Ainda barramos o caminho ao Ford, mas enquanto um outro carro fazia a manobra para os travar ali, eles fugiram", lembra.


A rapariga e o rapaz tinham fugido a pé. "Ela ainda foi a uma mercearia pedir para telefonar, de certo que era para chamar os colegas e fugirem, mas a dona da mercearia recusou-lhe o telefone, e ainda bem", conta Luís Moreira.


A população cercou as principais ruas da freguesia e conseguiu encontrar o casal já próximo do cemitério da localidade. "Um dos muitos homens que ali estavam deitou a mão ao pescoço do romeno que queria bater nas pessoas, mas foi agarrado por muita gente", explicou Carlos Teixeira, marido de Adelaide.


Na Rua da Saudade, onde se deu a detenção, mora um agente da PSP que, alertado pelo barulho, interveio e apaziguou os ânimos da multidão revoltada.


A GNR foi chamada e o casal foi levado para o posto de Penafiel. "O mesmo casal andou aqui a rondar a freguesia e preparava-se para assaltar mais casas", afirma Maria Adelaide Soares, visivelmente nervosa com o sucedido.


"A rapariga entrou no quarto e demorou muito pouco tempo a sair, levando as peças. Graças a Deus recuperámos tudo", desabafa Maria Adelaide Soares.


Sem comentários: