Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Aeródromo de Viseu é dos melhores...

Viseu está a formar muitos pilotos portugueses. No aeródromo Gonçalves Lobato, apesar de só haver uma escola que também faz formação, são muitas as outras escolas do país que "obrigam" os estudantes a ter aulas em Viseu. A razão é simples: é um aeródromo com boas condições, tem sistema de radar e um desafio para os pilotos que é o de descolar ou aterrar na pista com ventos cruzados. "Muitos pilotos que querem seguir linha (carreira comercial) preferem vir a Viseu fazer horas de voo", confirmou Miguel Dias, ele que faz parte do Aero Clube local e está neste momento a tirar o curso.


Pelo aeródromo passam diariamente várias aeronaves. Na quarta-feira de manhã esteve ali a abastecer um avião com capacidade para 22 pessoas e que tem vindo a ser utilizado, no estrangeiro, como uma aeronave de médio percurso. Ao chegar, para abastecer, o pensamento dos que estavam no aeródromo quase que foi unânime. Viseu também poderia ter voos charter, nem que fossem sanzonais.


"Temos capacidade para receber este tipo de aviões e até de maior porte", explicou Miguel Dias, lembrando que Viseu poderia muito bem dinamizar uma rota, especialmente nesta altura do ano em que há muitos emigrantes. "Era também uma forma de animar as linhas comerciais", salientou.


Pista com
muito tráfego


Esta é uma ideia que tem vindo a ser falada há, pelo menos dois anos, mas que ainda não teve forma. Várias entidades, nomeadamente o presidente da Câmara, afirmou na altura que tinha a intenção de ver o aeródromo ser utilizado por companhias internacionais e nacionais e que se iriam formalizar contactos.


Até agora nada há de concreto, embora o futuro piloto admita que o tráfego no aeródromo é bastante positivo. "A maior parte das aeronaves que aqui aterram, vêm a Viseu por recriação. Ou aproveitam para almoçar por cá ou para visitar a cidade", contou.


O Aeródromo tem sido alvo de melhorias, possuindo condições para utilização nocturna, uma torre de controlo e uma aerogare que foram recentemente requalificadas.


Ao longo do ano, o Aero Clube de Viseu é a face mais visível desta infra-estrutura, a quem lhe pertence a limpeza e a manutenção. A Associação tem neste momento a decorrer um curso de pilotagem de ultra-ligeiros (3.000 euros para quem se quiser aventurar) e recentemente terminou o de PPLA (Piloto Privado de Avião Ligeiro) que é a base da aviação e que contou com nove alunos, a sua maioria oriunda de Viseu. É também responsável por outras iniciativas que se desenrolam no aeródromo, nomeadamente os festivais aéreos que têm levado até à freguesia do Campo milhares de pessoas.


Actualmente, o Aeródromo é também a base do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) com a sua brigada heli-transportada. Na época dos incêndios, esta infra-estrutura recebe ainda outros meios de combate a incêndios, como por exemplo os dois dromaderes que estão estacionados na pista.


Sem comentários: