Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cândido Barbosa triunfou na primeira etapa...

Prólogo decorreu no “coração de Lisboa”
e foi conquistado pelo ciclista da Palmeiras Resort-Prio-Tavira


Cândido Barbosa este ano ao serviço do Palmeiras Resort-Prio-Tavira, venceu ontem o prólogo da 71.a Volta a Portugal Lagos Sports, disputado na Avenida da Liberdade, em Lisboa, na distância de 2,4 quilómetros. O corredor pedalou à média de 49,091 Km/h, conquistando a camisola amarela, com a qual vai partir de Caldas da Rainha para a primeira etapa que termina em Castelo Branco na extensão de 228,7 Km.


Esta foi a décima vitória de Cândido Barbosa na actual temporada. À pergunta se entrou com o pé direito respondeu a gracejar que entrou com os dois ao mesmo tempo e que conseguiu surpreender-se. «Tinha intenção de fazer um bom tempo e fique bastante satisfeito. Aos 34 anos tenho de dar os parabéns ao meu motor e ao meu relógio porque afinal têm correspondido bem».
Foi em ambiente de caloroso entusiasmo que Cândido Barbosa envergou a camisola, símbolo do primeiro lugar, sob o olhar atento do Marquês de Pombal, que do alto do seu pedestal, com leonina companhia, acompanhou a corrida durante toda a tarde.


Na cerimónia do pódio, o apelidado “ciclista do povo” teve a companhia de Tiago Machado, líder da juventude, e a formação da Liberty Seguros, vencedora por equipas.


Filipe Cardoso (Liberty-Seguros) foi o segundo o classificado do prólogo com a diferença escassa de dez centésimos de segundo, enquanto o alemão Danilo Hondo (PSK) foi o terceiro com mais um segundo.


1.ª Etapa leva pelotão à Beira Interior
Após a primeira definição de valores no prólogo lisboeta, a caravana da Volta fará uma neutralização até Caldas da Rainha de onde partirá, esta quinta-feira, às 11h25, em direcção a Castelo Branco. Esta primeira etapa com chegada prevista para as 17h15 será a mais longa desta edição da 71.a Volta a Portugal Lagos Sports. Da região Oeste à capital da Beira Interior serão percorridos 228,7 Km considerados de média dificuldade.


Ciclista da Palmeiras Resort-Prio
Barbosa surpreendido
com triunfo no prólogo


O ciclista Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio) ficou surpreendido por ter conseguido entrar com “o pé direito” na 71.a Volta a Portugal em bicicleta, ao vencer o prólogo realizado em Lisboa.


«Não há melhor forma de iniciar a Volta a Portugal», admitiu o primeiro líder da prova, após somar a 23.ª vitória em etapas da prova, admitindo que a presente temporada lhe tem corrido na “perfeição”. Mesmo assim, o “Foguete da Rebordosa” mostrou-se surpreendido com a sua prestação, ao concluir o prólogo de 2,4 quilómetros, na Avenida da Liberdade, em 2.56 minutos, com «a direita a carregar e a esquerda a puxar», salientando que «não tinha como objectivo vencer o prólogo», apenas «tentar entrar com o pé direito». «Foi o suficiente para ser o mais rápido e para vencer... estou surpreendido comigo», frisou o corredor, justificando o esforço num “prólogo difícil” com a preparação das «primeiras dificuldades quando chegar a montanha».
Com o mesmo tempo de Barbosa (perdeu por escassos 10 centésimos de segundo), na segunda posição, concluiu a tirada Filipe Cardoso (Liberty Seguros), que ainda acreditou no triunfo, assegurando que o traçado lhe era favorável.


«Eu sabia que este tipo de corrida assentava muito bem às minhas características. Deixei todas as minhas forças em dois quilómetros e pouco, entretanto esperei para ver chegar os principais candidatos. A partir de certa altura comecei a ver o tempo de grandes ciclistas, que não conseguiam bater o que tinha feito, comecei a acreditar, mas, a certa altura, veio o Cândido Barbosa estragar-me a festa», referiu o corredor da formação da Charneca do Milharado.
O espanhol Hector Guerra, chefe de fila da Liberty Seguros, conseguiu o sétimo melhor tempo, a dois segundos do líder e a um de Danilo Hondo (PSK Whirlpool-Author), David Herrero (Xacobeo Galicia) e dos companheiros de equipa Manuel Cardoso e Ruben Plaza.


Classificações
Etapa e Geral individual
Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio) 2.56 minutos
Filipe Cardoso (Liberty Seguros) m.t.
Danilo Hondo (PSK Whirpool-Author) a 1 segundo
David Herrero (Xacobeo-Galicia) m.t.
Manuel Cardoso (Liberty Seguros) m.t.
Ruben Plaza (Liberty Seguros) m.t.
Hector Guerra (Liberty Seguros) a 2 segundos
Tiago Machado (Madeinox-Boavista) m.t.
Eloy Teruel (Contentpolis-AMPO) a 3 segundos
Hugo Sabido (LA-Rota dos Móveis) m.t.


Geral por equipas
Liberty Seguros 8.50 minutos
Palmeiras Resort-Prio a 7 segundos
PSK Whirlpool-Author a 12
LPR-Farnese a 14
Madeinox-Boavista a 17


Pontos
Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio) 10 pontos
Filipe Cardoso (Liberty Seguros) 8
Danilo Hondo (PSK Whirpool-Author) 6


Juventude
Tiago Machado (Madeinox-Boavista)
Samuel Caldeira (Palmerias Resort-Prio)
Mário Costa (Barbot-Siper)


Sem comentários: