Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Autoridades detectam ligação com prostituição de luxo em Portugal...


Braga e a zona do Minho eram os destinos de muitas mulheres recrutadas no Brasil por três portugueses presos há semanas naquele país. As autoridades atacam, agora, as casas de prostituição e continuam a encontrar ilegais.


De acordo com informações recolhidas, a detenção, pela Polícia Federal do Brasil, do trio começou a ser preparada quando as autoridades efectuaram uma busca a uma casa arrendada por um português, do Porto, que vivia com uma brasileira.


Nessa ocasião, foi apreendido um computador portátil, cujo conteúdo forneceu indícios que apontaram para a existência de uma rede de "importação" de mulheres para trabalhar na prostituição e alterne em locais de diversão nocturna em Portugal.


Depois disso, foram detectadas, no aeroporto de Lisboa, duas brasileiras que pretendiam entrar em Portugal de forma ilegal. As mulheres tiveram de regressar a casa mas foram acompanhada de um português, cúmplice de outros dois que se encontravam em terras de Vera Cruz.


Foi então montada uma operação que levou à detenção daqueles portugueses, no passado dia 7 de Julho. Mediante os dados recolhidos no computador e a investigação entretanto desenvolvida, ficou então confirmado que os destinos das mulheres recrutadas passava por casas e locais de diversão nocturna de Braga e várias zonas do Minho. Aqueles indivíduos, oriundos do Porto e de Famalicão, ficaram em prisão preventiva. E um deles tentou, já na cadeia, o suicídio, através de corte de pulsos.


As autoridades portuguesas, incluindo PJ, já estão, entretanto, a par das actividades deste trio, bem como de eventuais ligações a outros suspeitos. Está referenciada a transferência de dinheiro para o Brasil.


Foi no contexto de investigações por crimes de tráfico de pessoas e lenocínio que o Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Braga desenvolveu buscas na Quinta de S. José, um solar de Palmeira, Braga, alegadamente adaptado a prostituição de luxo. As autoridades estão a par dos serviços de angariação de mulheres que têm como destino o Minho e também a constante alternância com bares na Galiza. Nas buscas efectuadas na madrugada de domingo foram identificadas várias mulheres brasileiras, 11 das quais receberam ordem de expulsão. Os quatro detidos (três mulheres e um homem) viram o Tribunal de Braga mandá-los em liberdade, com obrigatoriedade de apresentações quinzenais à polícia.


Sem comentários: