Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Chávez recruta «exército» de crianças para produzir propaganda...

Hugo Chávez apresenta a sua nova arma para combater os media privados e o mundo. Armados da palavra e farda verde, juraram na segunda-feira, em Caracas, lutar contra «a mentira e a desinformação».

São os Comandos da Guerrilla Comunicacional. São jovens entre 13 e os 17 anos de escolas públicas de Caracas. Os primeiros 75 de um grupo que promete crescer, já que se vai tratar de actividade extra-curricular, equivalente a quatro horas lectivas.






Durante quatro meses, este grupo recebeu formação para produzir vídeos e spots de rádio, difundir mensagens através de telemóveis e Internet e tudo o que permita difundir o «socialismo». Os pequenos guerrilheiros já contam com um blogue, páginas no Facebook e no Twitter e conta no Gmail, curiosamente, criações de cidadãos do inimigo nº1, os Estados Unidos.

Blogue da Guerrilla Comunicaional link externo

Página da Guerrilla no Facebook link externo

A chefe do Governo Distrital de Caracas, Jacqueline Faría, explicou que o treino destes jovens se baseia em ver as emissões das televisões privadas e reconhecer as mensagens capitalistas. De seguida, devem fazer um relatório com a forma mais eficaz de combater essa mensagem anti-socialista, conta a Associated Press.

No site do Goberno Bolivariano de Venezuela, Faría acrescenta que «a ideia é formar os jovens para que se encontrem preparados perante alguma situação que possa acontecer no país, em que se pretenda silenciar os meios de comunicação, e assim eles possam sair para as ruas e informar a comunidade e a instituição».

A relação do presidente venezuelano com os meios de comunicação que lhe são críticos é muito tensa. Em 2002, após a reeleição de Chávez os media formaram uma aliança para não permitir que Chávez voltasse ao poder. Há três anos, o verniz voltou a estalar quando Hugo Chávez não renovou a licença à Radio Caracas Televisíon. Por sua vez, a Globovisíón, queixa-se de perseguição pelos organismos estatais. As restantes três estações de TV privadas assumem uma posição neutra.

Nos últimos seis anos, Hugo Chávez tem multiplicado a sua presença nos media, através da criação de rádios, canais de televisão e portais da Internet.

No final do juramento, os jovens guerrilheiros desfazem a formatura, lançam os bonés ao ar e abraçam-se. A Venezuela pode descansar. Estará, no futuro em boas mãos. Assim pensa o ministro da Educação. Hector Navarro diz que estes jovens são uma mais-valia para o futuro que se quer para a Venezuela, ajuda importante para a construção de uma verdadeira democracia.


TVi24

Sem comentários: