Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Passo importante para a manutenção...


O "dérbi dos dérbis" no distrito de Viseu voltou a coroar o Académico. Depois do 3-0 com que a equipa de António Borges 'despachou' o rival na primeira metade do campeonato, agora a receita foi de 2-0, num Fontelo longe do que se esperava, em matéria de público, mas mesmo assim com mais gente que o habitual.
Para este encontro, de carácter decisivo para as duas equipas, embora com objectivos diferentes, os dois técnicos tomaram diferentes posturas. António Borges escolheu o 'onze' mais previsível, à imagem dos jogos anteriores, enquanto António Jesus mexeu, porventura até demais. O técnico tondelense quis surpreender o adversário e colocou Tarzan na ponta direita do ataque, atirando para o banco o argentino Piojo. Na defesa, a recolocação de Diego no seu lugar habitual revelou-se um desastre, tal como o desvio de Abel para o lado direito, que haveria de ser substituído ainda na primeira parte. No jogo táctico, pelo menos nos primeiros 45 minutos, em que se decidiu o encontro, António Borges, sem ter que 'inventar' muito, voltou a 'golear' o colega Jesus.
Mas se o Académico entrou melhor na partida, à 'construção' do resultado não fica alheio o guarda-redes Bruno Sousa. Ao minuto seis, Rui Santos, de regresso ao Fontelo, ganha um livre sobre Luís Carvalho e, na conversão, Marcelo Henrique marcou como quase sempre faz, ao primeiro poste. Ou o Tondela não estudou bem o rival ou 'esqueceu-se'. Bruno Sousa ainda tentou emendar o erro de ter deixado o poste demasiado desprotegido mas quando tira a bola, esta está já dentro da baliza. A reacção do próprio comprova a decisão do auxiliar.
Sem dúvidas, o Académico colocava-se em vantagem mas, antes de Rui Santos entrar em acção, o Tondela de meia distância ia avisando Rui Marcos. Primeiro Ricardo atira à figura do guardião academista e depois Gomes não consegue melhor.
À passagem da meia hora de jogo, com este repartido, o Académico reanimava o ataque. Aos 31', Fernando tenta surpreender de livre mas Bruno Sousa defende para o lado. Na recarga, Guima fez uma espécie de cruzamento-remate para nova intervenção importante do guarda-redes do Tondela.
Pouco depois, o capitão do Académico provou como fez falta nos últimos meses. Arrancada pelo lado direito, finta sobre Diego que fica pregado ao relvado e à saída de Bruno, um 'tiro' cruzado com 'selo' de golo merecido. Golo fantástico de Rui Santos, aliado a uma alegria de jogar que fazia falta ao futebol regional.
O Tondela relembrava o 'filme' do 'João Cardoso' e o Académico procurava aumentar a diferença só que aos 41', Rui Santos não acertou com a baliza, fazendo a bola tirar tinta ao poste direito.
Do outro lado, Vítor Borges, com um remate cruzado, imitava o capitão viseense três minutos depois.

Tondela foi 'presa' fácil
À entrada do segundo tempo, cedo se percebeu que o Académico estava mais disposto a preservar a vantagem do que em procurar 'matar' o encontro. Fez bem, dirão uns, ou mal, dirão outros, sobretudo se pensarmos como seria o resto do jogo caso o Tondela marcasse cedo. Provavelmente o 'ai jesus' que o Académico já por diversas vezes sofreu no Fontelo.
Mas a essa postura dos viseenses não conseguiu encontrar resposta o Tondela que, apesar de ter mais bola, manter o adversário no seu meio-campo e deixar Bruno Sousa como mero espectador durante longos períodos de tempo, nunca soube furar a coesa defesa da casa.
A excepção só aos 73 minutos, quando Ruca, inacreditavelmente sozinho no coração da área, fica com um ressalto e dispara sem nexo apesar de ter a baliza à sua mercê.
Enquanto António Borges foi refrescando o meio-campo como podia (entraram Marco Almeida, Everson e Paulo Gomes), António Jesus meteu a 'carne' toda no 'assador', ao tirar Luís Carvalho e Tarzan para lançar Cássio e Ruca. Em boa verdade, pouco ou nada ganhou com isso, tirando o infernal 'engarrafamento' no ataque.
Quem podia ter aproveitado os riscos do Tondela foi Everson. O brasileiro ficou isolado à frente de Bruno Sousa e depois ficou literalmente estático à espera do corte de Diego. Já antes, Calico esticou-se todo e evitou que Gomes se isolasse na 'cara' de Rui Marcos, seguríssimo como sempre.
Vitória importantíssima para o Académico que assim saltou para o 12.º lugar e está a um ponto dos lugares mais 'calmos' da classificação. Já o Tondela, pode ter dito o adeus definitivo à subida.
Má arbitragem de Raul Valega. Acumulou demasiados erros, mostrou amarelos quando não devia e deixou outros por mostrar, embora sem prejuízo no resultado final.

DV

Sem comentários: