Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Britânicos estudam possibilidade de prender o Papa...

Páscoa no Vaticano

Dois escritores britânicos anunciaram que têm a intenção de processar criminalmente o Papa Bento XVI. Em causa, está o escândalo de pedofilia no seio da Igreja Católica, que está a abalar o Vaticano, e no qual, segundo as últimas notícias, o Cardeal Ratzinger pode estar envolvido.

Os escritores Richard Dawkins e Christopher Hitchens são ateus e críticos da religião. Os dois intelectuais informaram que pertendem levar Bento XVI à justiça quer Grã-Bretanha, quer no Tribunal Penal Internacional.
A argumentação jurídica, segundo afirmaram, seguiria a mesma linha da acção que culminou com a prisão do ex-ditador chileno Augusto Pinochet durante sua visita a Londres em 1998. Os dois escritores consideram que o pontífice «não é imune à prisão no Reino Unido» porque, apesar de ser o chefe do Vaticano, não é um chefe de Estado reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

«Acredito que a Justiça britânica rejeitará (o argumento de imunidade do papa)», disse o advogado especializado em direitos humanos que representará os escritores, Mark Stephens.

«Se o papa viesse em visita de Estado, normalmente um chefe de Estado teria imunidade soberana. O que defendo é que ele não é um soberano, não é chefe de Estado, por isso não pode se valer dessa defesa», disse.

Dawkins e Hitchens acreditam que podem acusar o Papa de crime contra a humanidade.

A visita que Bento XVI em Setembro ao Reino Unido está a suscitar um coro crescente de críticas e já levou a que mais de 10 mil pessoas subscreveram uma petição dirigida à página electrónica de Downing Street.

TVi24

Sem comentários: