Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 16 de março de 2010

Suicídio mata mais portugueses que as estradas...

O suicídio é a principal causa de morte não-natural no país, tendo ultrapassado o número de mortes na estrada. O facto verifica-se desde 2006, ano em que os suicídios consolidaram o primeiro lugar nas causas de morte não-naturais, o que pode ser justificado pela diminuição de vítimas mortais nos acidentes de viação.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2008 registaram-se 1035 suicídios e 776 mortes na estrada devido a acidentes de viação, informa o «Público». Este ano, o número de suicídios aumentou para 1195, contra 1135 vítimas de acidentes na estrada. A taxa de suicídios em Portugal encontra-se dentro da média europeia.

Um especialista em saúde mental, Pedro Frazão, sustentou que é necessário «olhar para os números com muita prudência, para não cairmos em alarmismos sociais». A crise económica é apontada como uma das possíveis causas do aumento dos suicídios. Os homens tendem a suicidar-se mais do que as mulheres, optando também por métodos mais violentos.

De acordo com os especialistas, os números avançados poderão não corresponder à realidade, devido a falhas na contagem e falta de rigor nos registos. Carlos Braz Saraiva, professor de Psiquiatria e autor de vários livros sobre o suicídio, alegou que «os dados do suicídio em Portugal não são muito rigorosos».

TVi24

Sem comentários: