Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 18 de março de 2010

Chocolate representa Paixão de Cristo...

Figuras bíblicas de chocolate em tamanho real. O desafio foi aceite por pasteleiros de vários países do mundo que vão mostrar figuras com 1,70 metros, em Viseu, de 19 a 3 de Abril. A exposição vai ficar patente na Igreja do Seminário Maior.

Dezena e meia de mestres em pastelaria, oriundos de países como Portugal, Japão, Bélgica, Espanha, Brasil e Itália, juntam-se, em Viseu, para pôr em marcha um projecto religioso e cultural ambicioso: representar em chocolate, com oito figuras em tamanho real, a XII Estação da Paixão de Cristo "Jesus Morre na Cruz", inspirada na via-sacra de Lourdes (França).

A iniciativa foi idealizada por dois pasteleiros, José Carlos Ferreira (Pastelaria Amaral, em Viseu) e Osvaldo Piuza (Lisboa), e é apadrinhada pelo Departamento de Bens Culturais da Diocese de Viseu. Entidade que aplaudiu o projecto e manifestou pronta disponibilidade para prestar todo o apoio logístico aos promotores da iniciativa.

As figuras em chocolate, já em fase de confecção, terão entre 1,60 e 1,70 metros de altura e darão lugar, entre os dias 19 de Março e 3 de Abril, a uma exposição patente na Igreja do Seminário Maior de Viseu.

A escassos dias da abertura da exposição, os pasteleiros envolvidos estão a trabalhar as figuras no laboratório de projectos inovadores da Pastelaria Amaral. "É um trabalho que está a pôr à prova a capacidade criativa de cada mestre", diz José Carlos Ferreira.

O empresário realça a forma solícita como a Diocese de Viseu, particularmente o Departamento de Bens Culturais aderiu à iniciativa. "Estão a ser inexcedíveis. Cederam-nos o espaço, organizaram a conferência de imprensa para falarmos do evento e são eles, particularmente o cónego Rui e a doutora Fátima Eusébio, que nos lembram os mais pequenos detalhes a ter em conta".

José Carlos Ferreira justifica a ideia de construir em chocolate a cena bíblica à volta da morte de Cristo na Cruz, com duas ordens de razões: o espírito empreendedor e criativo dos mestres envolvidos e a valorização de um sentimento religioso enraizado na população português. "A quadra pascal é muito vivida nesta região. Este projecto faz justiça a uma tradição que não pode perder-se", declara.

Jornal de Noticias

Sem comentários: