Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Casos de Gripe A registados no distrito de Viseu...

No fim de uma reunião realizada ontem no Governo Civil com diversas entidades, como a Protecção Civil, a Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, o Hospital de São Teotónio, e as forças de segurança - PSP e GNR - Alcídio Faustino sublinhou que "foi feita uma reflexão sobre a matéria".


Segundo o representante do Governo na região, como conclusão "fica a necessidade de frisar de que se está na presença de uma doença que não é maligna e cuja prevenção, em grande medida, passa pela lavagem frequente das mãos".


Nessa medida, acentua que "as pessoas devem tomar os cuidados assinalados e difundidos pelo Ministério da Saúde". Chama a atenção, por outro lado, de que "não é preciso haver alarme", nem tomar uma atitude de quase estigma para com os infectados.


Alcídio Faustino aponta que "é igualmente importante que a população saiba que as estruturas do Ministério da Saúde estão preparadas para dar resposta à situação". E frisa: "A mensagem que deixo é de tranquilidade, o que não é sinónimo de desleixo!"


Questionado sobre se havia o reforço das medidas de prevenção, respondeu negativamente, realçando que "estão a ser implementadas as que se inscrevem no plano nacional de contingência contra a Gripe A.


Relativamente aos bombeiros, refere que "estão a ser distribuídos equipamentos adequados", apesar de "não estarem envolvidos no transporte de doentes". Mas realça: "Isso não quer dizer que não possam ser chamados. O mesmo acontece com as forças de segurança!"


Tentámos saber quantos eram os casos registados no distrito de Viseu junto do Ministério da Saúde, mas até ao encerramento da edição ainda não tínhamos recebido uma resposta.


Sem comentários: