Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Algarve foi a região com o maior aumento: mais 104,2% inscritos nos centros face a Julho de 2008...

O número de portugueses inscritos nos centros de emprego subiu 1,4% em Julho, face ao mês anterior, totalizando 496 mil desempregados. Os homens tiveram o maior aumento. Desemprego recente também disparou.


De acordo com dados divulgados ontem pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de portugueses inscritos nos centros subiu 1,4% em Julho, face ao mês anterior, e 30,1% face ao mesmo mês do ano passado, tendo atingido 496 683 pessoas.


O Algarve, apesar de ter registado uma quebra de 2,6% face a Junho, foi a região onde se verificou o maior aumento face ao ano passado, com o desemprego registado a mais do que duplicar no último ano.


Mas, em termos gerais, não foram apenas os pedidos de subsídio de desemprego que aumentaram. As ofertas de trabalho também cresceram 7,9% face a Junho e 20% quando comparado com o período homólogo.


O aumento anual do número de desempregados afectou ambos os sexos, no entanto, os homens foram os mais penalizados, com um agravamento de 48,1%. Já na última sexta-feira, os dados do desemprego divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontavam no mesmo sentido, embora se tratasse de uma informação relativa ao segundo trimestre e obtida por métodos estatísticos.


Ainda de acordo com o IEFP, os grupos profissionais com um aumento mais acentuado foram os operários da indústria extractiva e construção civil (+93,9%), embora os trabalhadores da metalurgia também tenham sido penalizados (+63,3%).


No topo da lista estão também os inscritos há menos de um ano, que tiveram um aumento anual de 46,2%. Quem procura um novo emprego aumentou 32,2% face a Julho de 2008.


As inscrições de jovens com menos de 25 anos também tiveram um acréscimo (+32,0%). Mas as pessoas com mais de 25 anos, que representam 87% dos inscritos, também aumentaram (28,8%).


Perante este cenário, o presidente do instituto, citado pela Lusa, considerou que existe um "abrandamento do crescimento do desemprego" e lembrou que, entre Novembro de 2008 e Abril deste ano, o número de desempregados aumentou em 105 mil, enquanto que, "desde Abril, há sete mil desempregados a mais". Francisco Madelino concluiu, assim, que há uma "estabilização do crescimento do desemprego".


Norte continua a ser a região com mais pessoas à procura de emprego


O Norte continuou a ser, em Julho, a região com maior número de pessoas inscritas à procura de emprego, totalizando 222 mil registos, mais 28,6% face a igual mês de 2008, e mais 2,5% em relação a Junho. Os dados trimestrais do INE divulgados na última sexta-feira colocavam a região em segundo lugar, a seguir ao Alentejo.


No entanto, em Julho, ou seja, em pleno Verão, o IEFP identificou a região do Algarve com aquela onde o número de inscritos mais disparou, com um aumento de 104,2%, face há um ano, embora quando comparado com o mês anterior, o desemprego até tenha baixado 2,6%. Também a Madeira se destacou, com mais 50,3% de desempregodos em relação a Julho de 2008, mas com uma queda de 0,8% face a Junho.

Sem comentários: