Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 28 de julho de 2009

Viseenses bastante preocupados com a 'Gripe A' compram máscaras...

"As pessoas estão bastante preocupadas com a Gripe A", disseram diversos profissionais de saúde em várias farmácias e para-farmácias que visitámos, para saber como se encontrava
a procura de máscaras e de tamiflu (medicamento mais utilizado na cura), e se eram muitos os
pedidos de informação sobre a doença


Os viseenses estão "bastante assustados com a 'Gripe A', pelo que têm comprado muitas máscaras para se protegerem do vírus N1H1", revelou ontem ao Dário de Viseu Fernando Pinheiro, técnico da Farmácia Vaz.


"Têm-se vendido inúmeras máscaras", salientou, referindo que "essa é uma das formas que as pessoas encontram para se tentarem proteger", pese embora a calma com que a matéria está a ser tratada pelos governantes, particularmente por Ana Jorge, ministra da Saúde, e por Francisco George, director-geral de Saúde.


Fernando Pinheiro adiantou que as pessoas que mais perguntas faz sobre a 'Gripe A' "andam na faixa etária dos 50 / 60 anos". Apontou que "são essas as pessoas que mais informação pedem sobre a doença", sendo-lhes dados "todos esclarecimentos sobre o assunto e entregue um panfleto relativo à gripe", acrescentou.


Fomos também informados que "muitas famílias aparecem com receitas de tamiflu para serem aviadas, passadas por médicos de família". O técnico de farmácia frisou, a propósito: "Algumas pessoas já têm uma pequena reserva em casa!"


Outra pergunta feita correntemente tem a ver com a data da distribuição da vacina. "As pessoas mostram-se bastante preocupadas com o facto de a vacina só estar pronta em Dezembro ou no princípio do próximo ano", sublinhou.


Lamentável
Virgínia Ferreira, técnica na para-farmácia Farmager, confirmou que "as pessoas estão mesmo muito assustadas com a 'Gripe A'", havendo quem "já ande a tomar preventivos, nomeadamente suplementos ricos em vitaminas 'A', 'C' e 'E', para ganhar resistências".


Questionada sobre se os clientes lhe pediam informações sobre a doença, a técnica respondeu: "Alguns, sim! A maior parte, contudo, já sabe que deve ficar em casa, que não deve estar em recintos fechados e com muita gente!"


Quanto aos sintomas, "embora lhes sejam dadas indicações", a verdade é que "sabem que se tiverem febres altas, dores de cabeça e diarreia devem ligar para a linha 'Saúde 24 - 808 24 24 24', acentuou.


Virgínia Ferreira sublinhou ainda "ser lamentável que a vacina da 'Gripe A' só esteja disponível lá para Dezembro ou para o princípio do próximo ano". Em seu entender, "nessa altura já toda a gente estará infectada", justificou.


Falámos com outros técnicos de saúde, que nos disseram "estarem também a ser comprados muitos desinfectantes". E realçaram: "Existem bastantes pessoas que perguntam se devem ou não tomar a vacina para a gripe sazonal, ou se devem esperar pela da 'Gripe A', ou ainda se devem ou não ir ao respectivo médico de família."


Sem comentários: