Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 30 de julho de 2009

O concelho de Viseu tem uma vasta rede de percursos pedestres que tem motivado centenas ...

No último fim-de-semana, a Rota dos Corvos juntou 600 pessoas, de todas as idades que, durante duas horas, percorreram as paisagens da freguesia de Santos-Êvos, passando por zonas florestais, linhas de água, igrejas, capelas e outro pontos de interesse paisagístico.


A Câmara Municipal de Viseu dinamiza, desde Junho de 2007, percursos pedestres em todo o concelho, uma forma de incentivar os viseenses a praticarem desporto. A iniciativa tem tido boa aceitação, pelo que, todos os sábados, cerca de 250 pessoas equipam-
-se com roupa e calçado confortáveis para caminharem por entre as mais belas e frescas paisagens.


"Qualquer pessoa pode fazer estes percursos, até já vieram grupos de vários pontos do país", adiantou o vereador do Desporto da autarquia de Viseu, Guilherme Almeida. As juntas das freguesias por onde passam os trajectos também apoiam esta iniciativa levada a cabo pela Câmara, nomeadamente na divulgação dos percursos.


A rede municipal tem 12 percursos, dos quais sete já foram explorados, restando ainda cinco, todos homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Ao longo de vários quilómetros, as pessoas poderão desfrutar de paisagens ímpares e de monumentos de elevado valor histórico e cultural como igrejas, capelas, antigos fontanários, moinhos, casas típicas e museus. O contacto com a natureza, o conhecimento das zonas rurais do concelho e a prática de exercício físico são as principais motivações dos caminhantes que se juntam todos os sábados à tarde (excepcionalmente de manhã).


Os caminhos que já foram trilhados pelos viseenses foram a Rota do Quartzo (freguesia do Campo), das Termas de Alcafache (São João de Lourosa), dos Corvos (Santos-Êvos), de Santa Eufêmia (Cepões), de Vale de Cavalos (Côta), do Feto (Mundão) e da Ribeira de Várzea (Calde).
Ainda estão por percorrer as rotas das freguesias de Ranhados, Fragosela, Torredeita, Silgueiros e Barreiros.


O próximo percurso é este sábado, na freguesia de Calde e, dia 5 de Setembro, às 10h30, haverá uma nova edição da Rota dos Corvos.


Sem comentários: