Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Bicicletas conquistam cada vez mais adeptos...

A prática do desporto tem vindo a ganhar importância na cidade de Viseu, nomeadamente o uso da bicicleta, o que tem motivado dezenas de pessoas a comprarem bicicletas e a utilizarem, diariamente, a Ecopista.


Segundo o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viseu, Guilherme Almeida, esta afluência deve-se ao facto de a Ecopista ter "boas condições de segurança". Agora, com o projecto de prolongamento até Santa Comba Dão, "ainda vai ser mais atractiva, porque tem muito espaço verde e, para quem gosta de andar de bicicleta mais quilómetros é bom".


As vendas de bicicletas também têm aumentado, sendo a Primavera e o Verão os pontos altos da procura. A loja Sport Zone, no Palácio do Gelo, nos meses melhores, vende cerca de 30 bicicletas por mês, entre os 70 e os 300 euros cada uma. A gerente Catarina Domingos disse que "as pessoas mais novas procuram bicicletas para fazer passeios na montanha e os mais velhos, aproveitando agora a Ecopista, querem bicicletas para passeio". De entre as lojas Sport Zone da zona centro, a do Continente, em Viseu, é aquela que mais vende este tipo de equipamento.



Aceitação muito boa
Para estimular a prática de desporto individual e colectivo, a autarquia viseense realiza, há seis anos, o projecto Conhecer Viseu em Bicicleta. Todos os domingos de Maio a Setembro, os viseenses têm um trajecto diferente para percorrer. "Quem frequentar regularmente este projecto, poderá conhecer vários locais de interesse histórico e turístico do concelho", explicou o vereador Guilherme Almeida.


A iniciativa abrange participantes de quase todas as idades, apesar de o autarca preferir não ter crianças menores de 12 anos que ponham em causa a prova. Em média, todos os domingos, participam 200 pessoas que contam com o apoio da polícia municipal para cortar o trânsito, de uma ambulância e de dois carros da organização.


"Queremos que as pessoas se reúnam e convivam, mas o principal objectivo é incutir nas pessoas o gosto de andar de bicicleta e de fazer desporto", explicou, acrescentando que as iniciativas realizadas na área do ciclismo "têm uma aceitação muito boa".


Cartão Ecopista
A Ecopista foi a rampa de lançamento para os viseenses mais comodistas começarem a fazer desporto, mas também para o negócio do aluguer de bicicletas. O ginásio FFtiness tem um serviço em que as pessoas podem alugar uma bicicleta para andar na Ecopista em vez de levarem a sua de casa. Estão disponíveis cinco bicicletas que, segundo o gerente António Estanqueiro, "às vezes são poucas para todos os pedidos". Confessou que a Ecopista foi boa para o ginásio, pois caso não existisse esta "estrada de bicicletas", também não alugavam esse equipamento. Mas, defendeu que a Ecopista também ganhou com o ginásio, porque "as pessoas que vinham ver o ginásio reparavam na existência da Ecopista, ou seja, foi bom para as duas partes".


O FFitness tem ainda um Cartão Ecopista, através do qual os ciclistas podem frequentar os balneários, a sauna e o banho turco e ainda lhes é permitido deixar as próprias bicicletas num espaço criado para esse fim, dentro do ginásio.


Sem comentários: