Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 25 de agosto de 2007

Chave do carro dos Mc Cann acusou odor de um cadáver



Os cães ingleses que estão a auxiliar a Polícia Judiciária na investigação do caso Maddie acusaram um forte odor a cadáver na chave do carro utilizado pelo casal McCann. A par disso, os animais detectaram uma amostra de sangue no porta-bagagens do monovolume Renault Scenic, alvo de vistoria a par de vários outros carros de amigos dos pais de Madeleine.

Estes pormenores,causaram estranheza na mente dos investigadores precisamente pelo facto de, aparentemente, o veículo só ter vindo para as mãos dos McCann várias semanas após o desaparecimento, a 3 de Maio, no Ocean Club, da Praia da Luz, Lagos. Daí que também estejam a ser investigadas as pessoas que, antes, alugaram o carro. São colocadas várias possibilidades de explicação. Inclusive uma eventual "contaminação" de odores, mediante o contacto da chave utilizada por Gerry com outros materiais, que, por sua vez, tenham tocado num cadáver.

Exames repetidos

A mancha de sangue encontrada no porta-bagagens é uma das amostras que, juntamente com os vestígios recolhidos numa parede e numa cortina do apartamento onde estava a família, estão a ser analisadas no Laboratório de Birmingham, em Inglaterra. O local onde foi encontrado o vestígio de sangue, acompanhado da reacção ao odor da morte, da parte de outro cão "springer spaniel", indicia precisamente que um cadáver poderá ter estado naquela mala.

A demora na apresentação de resultados (quase três semanas) está a suscitar perplexidade no seio da investigação, havendo quem levante a hipótese de interferências ao mais alto nível do poder político em Inglaterra, dado o envolvimento governamental com o casal McCann - um dos seus assessores é também assessor do actual primeiro-ministro, Gordon Brown.

Todavia, para alguns investigadores, este atraso "para já, não é estranho", dado que "há a consciência que as amostras eram reduzidas e provavelmente estavam contaminadas". A PJ, porém, já foi informada de que os exames demoram mais tempo a terminar, sobretudo nos casos em que as amostras de ADN correspondem aos perfis genéticos investigados. Caso contrário, são mais rápidos. Todas as provas e contraprovas têm que ser repetidas, de forma a que os resultados tenham margens de erro mínimas. Fonte do laboratório inglês garantiu que as análises não estão ainda concluídas e continua sem revelar a data em que os dados serão comunicados à polícia inglesa que, por sua vez, os encaminhará para a PJ.

Mais diligências

Os polícias e os cães britânicos foram para Inglaterra efectuar diligências junto dos amigos dos McCann. No Algarve, enquanto não chegam os resultados dos exames, a PJ continua a efectuar inquirições a testemunhas já ouvidas numa fase anterior da investigação.

Foi neste contexto que anteontem decorreu uma reunião entre os investigadores e o Ministério Público. Ontem, dois polícias ingleses também estavam em Portimão. O encontro com o procurador titular do caso serviu para ser feito um ponto de situação, com e análise dos indícios recolhidos até ao momento, e para delinear estratégias a seguir na investigação.

Sem comentários: