Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Bares fecharam na Zona Histórica

A totalidade dos restaurantes, bares e loja de artesanato que costumam abrir à noite, no Centro Histórico de Viseu, fecharam anteontem as portas, simbolicamente, por um período de meia hora. O protesto pretendeu sensibilizar a autarquia para os prejuízos resultantes da interdição da circulação automóvel, às sextas-feiras e sábados, entre as 21 e as duas horas.

A decisão de encerrar os estabelecimentos, tomada por mais de dezena e meia de empresários, foi a resposta ao silêncio da autarquia ao abaixo-assinado entregue, no início da passada semana, a reclamar o levantamento da interdição enquanto não existirem infra-estruturas.

Os empresários da restauração e similares consideram "inoportuno" o fecho do Centro Histórico ao trânsito, e condicionam tal decisão municipal a três medidas prévias a entrada em funcionamento do funicular que há-de transportar turistas desde a Cava de Viriato até à Sé, a circulação dos minibus durante uma parte da noite e madrugada e criação de parques de estacionamento alternativos nos principais acessos.

A par do encerramento simbólico dos estabelecimentos, os proprietários vão pedir para amanhã uma reunião com a Câmara Municipal de Viseu, e querem ainda saber as razões pelas quais a Associação de Comerciantes do Distrito de Viseu apoia a interdição aprovada pelo município.

"O movimento naqueles dias corresponde a 50% do negócio da semana. Se a autarquia não alterar a decisão tomada, qualquer dia vão aparecer no Centro Histórico muitas placas de 'vende-se' e 'traspassa-se'", avisa Hilário Costa, porta voz dos comerciantes, que anuncia ainda o pedido de audiência com a associação que representa a classe.

Sem comentários: