Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Cancros estão a aumentar entre vizinhos de antenas

Meia dúzia de pessoas morreram, vítimas de tumores malignos, na Estrada Velha de Abraveses. Quase outras tantas, residentes na mesma localidade, estão a lutar contra a doença. A maioria tem entre 40 e 50 anos e mora nas proximidades de um prédio onde, há cinco anos, foram instaladas duas antenas de telemóvel.

Primeiro subscritor de um abaixo-assinado, com 1140 assinaturas, que em Maio de 2002 foi enviado a várias entidades a exigir a remoção daqueles equipamentos de telecomunicações, Sérgio Sequeira Corte Real volta a alertar as autoridades para um problema que "está a preocupar vivamente a população". Sobretudo após a divulgação, pela Direcção-Geral de Saúde, de um relatório no qual se reconhece que a exposição prolongada da população a campos electromagnéticos comporta "riscos para a saúde", nomeadamente o surgimento de cancros.

"Não pretendemos estabelecer qualquer relação de causa-efeito entre as mortes e doenças oncológicas e as radiações das antenas de telemóveis. Mas, perante este estudo, exigimos a retirada imediata das antenas e a promoção de uma investigação aturada à população afectada", declara Corte Real.

O morador recorda que, em 2002, perante o abaixo-assinado a contestar a existência das antenas de telemóveis na cobertura de um prédio localizado numa zona densamente povoada e perto de duas escolas (Viriato e Azeredo Perdigão), a própria Sub-região de Saúde de Viseu desaconselhou a sua permanência.

Naquele ofício, o delegado de Saúde, Carlos Mimoso, após considerações genéricas em torno do problema, concluiu "Face à incerteza científica existente e atendendo à pertinência das dúvidas em ordem aos efeitos para a Saúde Pública, somos de parecer que tais localizações potencialmente perigosas devem ser evitadas".

A mesma informação foi enviada à Câmara Municipal de Viseu (CMV) atendendo, segundo Carlos Mimoso, ao facto de a instalação de estações de radiocomunicações, regulada pelo Decreto Lei nº 151-A/00 de 20 de Julho, atribuir "particulares responsabilidades às câmaras municipais e ao Instituto das Comunicações de Portugal".

Alguns dias após a emissão daquele parecer da autoridade sanitária, António Botelho Pinto, à altura vereador da CMV, informou Sérgio Sequeira Corte Real de que a autarquia já encetara "diligências em vista à remoção de antenas de telemóveis colocadas nos/ou próximos de edifícios".

"Não se passou nada", critica Corte Real, que reafirma, enquanto utilizador de telemóveis, não ser contra a instalação de antenas. "Apenas acho que devem ir para zonas onde não prejudiquem ninguém", declara, apresentando o Monte de Santa Luzia, nas proximidades da cidade, como "uma boa solução".

Sem comentários: