Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 28 de março de 2010

Greve na Galp ameaça esgotar combustível...

Os trabalhadores da Galp Energia anunciaram na quarta-feira, uma greve de três dias, de 19 a 21 de Abril, contra a actualização salarial proposta pela empresa, que pode criar problemas de abastecimento nos seus quase 1500 postos de combustível espalhados pelo país.

"Uma paragem de três dias implica a paragem de toda a produção e, em termos de abastecimento ao público, poderá haver postos que vão sofrer consequências, uma vez que não haverá abastecimento normal a sair das refinarias", afirmou à Lusa o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás do Norte (Sinorquifa).

Ribeiro dos Santos disse que os trabalhadores da Refinaria da Galp do Porto ratificaram a decisão de fazer três dias de greve nacional, e greve ao trabalho extraordinário nos dias 17 e 18.

"Na última reunião a empresa avançou mais 0,1% face à sua anterior posição, o que corresponde a um aumento de 1,3% para salários até 2310 euros e de 1% para salários superiores. Nós definimos que os trabalhadores deveriam exigir uma distribuição de lucros e um aumento salarial de 2,8%, no mínimo de 55 euros", recordou Ribeiro dos Santos.

O presidente da Galp Energia, Ferreira de Oliveira, apelou ao "bom senso" dos trabalhadores para que não avancem com a greve, deixando em aberto a negociação salarial: "Os sindicatos são excelentes negociadores, nós somos suficientes", disse ao "Negócios".

Uma vez que quer na Refinaria do Porto, quer na de Sines, decorrem obras, Ribeiro dos Santos alertou que a greve terá "uma dimensão muito elevada", já que os trabalhadores das empreitadas em curso serão "naturalmente impedidos de entrar nas instalações".

JN

Sem comentários: