Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 28 de março de 2010

Dengue ataca na América Latina...

Dengue ataca na América Latina

Números dos primeiros meses apontam para o dobro dos casos registados no mesmo período de 2009.

O mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, está este ano mais activo na América Latina e os especialistas temem uma epidemia sem precedentes. Segundo o último alerta epidemiológico da Organização Panamericana da Saúde (OPS), já foram assinalados 146 mil casos de dengue no continente, tendo-se registado 79 mortes. No mesmo período de 2009, a organização contabilizara 79 281 casos e 26 vítimas mortais.

O Brasil é um dos países mais afectados. Desde o início de 2010, as autoridades brasileiras detectaram o dobro dos casos registados no mesmo período de 2009 e os media dizem que a doença, que na sua forma hemorrágica já causou a morte a 40 pessoas, está fora de controlo. Segundo os números do Ministério da Saúde brasileiro, referentes ao mês de Fevereiro, já foram registados 108 640 casos. No ano passado, contabilizaram-se, até Março, 51 873 pessoas infectadas. Todas as regiões do país estão a ser atingidas, mas a situação é mais grave nos estados de Goiás - onde já morreram pelo menos 17 pessoas -, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre.

Mas não é só o Brasil que está a enfrentar a dengue - que este ano parece ter chegado mais cedo e poderá estragar as férias da Páscoa. Os outros países mais atingidos são Colômbia e Venezuela, mas há registo da doença desde o México à Argentina. Apesar de, em 1972, a dengue ter sido considerada erradicada de 21 países da região, agora está presente em mais de 30, com picos epidémicos cada vez maiores. "Em 2010, prevê-se um ano complicado, em particular por factores ambientais como o fenómeno El Niño", disse à AFP o médico do Panamá Romeo Montoya, da OPS.

É na época das chuvas que se regista normalmente o aumento do número de casos da doença, já que o mosquito se reproduz em áreas com águas paradas. A fumigação é, muitas vezes, uma das melhores formas de prevenção. Isso explica que, em El Salvador, as autoridades tenham instituído uma multa até 8500 euros para quem recuse abrir a porta da sua casa a fumigações preventivas.

A aproximação da semana da Páscoa levou as autoridades regionais a alertar para o aumento do número de infecções, já que esse incremento se registou igualmente noutros anos por ocasião das férias. Em Puerto Vallarta, uma estância de férias no México, as autoridades estão a reforçar as medidas de prevenção - para as quais reservaram este ano mais de 700 milhões de euros.

Na secção Conselhos aos Viajantes do Portal das Comunidades Portuguesas (www.secomunidades.pt), os turistas que planeiam deslocar-se ao Brasil são aconselhados a estar atentos ao surto da dengue. E principalmente aos sintomas da doença (que surgem entre 3 e 15 dias depois da picada) como febre, dores de cabeça, manchas vermelhas no corpo e, em alguns casos, hemorragias. Recomenda-se o uso de roupas que cubram o corpo e repelente de insectos nas áreas expostas.

DN

Sem comentários: