Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 30 de março de 2010

Fuma 10 cachimbos por dia aos 113 anos...

A albanesa Tane Koleci vive na miséria, com uma ajuda social de 20 euros por mês, que gasta em cafés e quase um quilo de tabaco por mês.


Fuma 10 cachimbos por  dia aos 113 anos

Koleci, de 113 anos, nasceu a 10 de Julho do 1896, em Derjan no Norte da Albânia, o que a torna mais velha do que o próprio Estado albanês, fundado em 1912, após a sua independência do Império Otomano.

Vive numa casa nos arredores da cidade de Durrës.Quase surda e com dificuldades de visão, Tane passa grande parte do dia deitada numa cama, o único móvel que existe no quarto. Não tem luz eléctrica.

Durante muito tempo, viveu abandonada na aldeia até que um primo, Mexhid, e a sua mulher, Zahide, de 72 anos, a acolheram em casa, há três anos.

"Tane não sofre de nenhuma doença. De vez em quando damos-lhe um remédio para dormir. Nada mais", diz o primo.

Após acordar, a centenária toma quatro café, sem açúcar, e outros quatro ao longo do dia. Os amigos mais próximos são um velho cachimbo e uma caixa metálica, presente do marido, Veli, que morreu há 39 anos.

"Os 2600 leks (quase 20 euros) mensais que recebe da ajuda social são gastos em tabaco e café", lamenta o primo. Mas nunca bebeu uma gota de álcool.

Tane Koleci teve uma vida dura e ficou órfão muito cedo. Acordava cedo para trabalhar a terra, guardava o gado e carregava lenha e panelas de água para casa. Casou aos 26 anos, mas nunca teve filhos. A sua única irmã morreu quando ainda era pequena.

JN

Sem comentários: