Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Razoável e acessível...

O exame de Matemática A - feito esta terça-feira por mais de 47 mil alunos do 12.º ano - foi "claramente" mais difícil do que o realizado em 2008 e 2007, mas ainda assim "acessível" aos alunos.


Se anteontem Associação de Professores de Matemática (APM) e Sociedade de Professores de Matemática (SPM) divergiram na análise ao exame do 9.º ano, ontem os seus comentários já se aproximaram. Os resultados da primeira fase dos exames do Secundário, que terminou ontem, são afixados dia 7. A segunda fase realiza-se entre 13 e 16 Julho.


"A prova parece-nos - contrariamente à do 9.º ano - claramente mais razoável. Já não atinge os níveis de facilidade abusivos dos anos anteriores (2008 e 2007); há até partes da matéria bem tratadas como as referentes aos números complexos", defendeu Filipe Oliveira, da SPM. Anteontem, recorde-se, a Sociedade teceu duras críticas ao exame feito pelos alunos do 9.º ano que até continha, garantem, questões ao nível do 3.º e 6.º anos de escolaridade. Apesar da análise mais positiva, ontem, Filipe Oliveira sublinhou que o exame "ainda não atingiu, no entanto, níveis de dificuldade razoáveis para quem prosseguirá os estudos em cursos com muita Matemática".


Já a APM considerou o exame "equilibrado e adequado aos programas". O presidente da Associação, Arsélio Martins, também considerou a prova "mais difícil" do que a realizada em 2008, mas ainda assim "acessível" aos alunos. "É assim que os exames devem ser: exigentes e adequados aos programas".


Em 2008, recorde-se, os alunos do 12.º ano atingiram pela primeira vez, na última década, a média de 12, 5 valores no exame de Matemática A. Ontem, os alunos do Secundário também fizeram prova de História A, Matemática B e Literatura Portuguesa. A ministra da Educação faz um "balanço positivo" da primeira fase e refutou as críticas de facilitismo feitas pela SPM ao exame do 9.º ano. A.I.


Proposta de resolucão do exame de Matemática A
Proposta de resolucão do exame de Matemática B

Sem comentários: