Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 24 de junho de 2009

As riquezas da nossa cidade Viseu ( Vissaium )...

O altar romano dedicado aos deuses da cidade, datado do século I vai ser apresentado em Viseu no próximo sábado. Este é, segundo os especialistas, um dos mais importantes achados arqueológicos. O altar foi encontrado durante escavações feitas junto ao morro da Sé. Trata-se de uma peça, em granito, onde "pela primeira vez na história temos acesso ao nome da cidade pré-romana, podendo inferir-se igualmente o nome da cidade da época romana", conforme explica Pedro Sobral, arqueólogo da empresa responsável pelas escavações.


"Esta ara, muito bem elaborada, é de extrema importância pois refere o nome do povo que na Idade do Ferro vivia em Viseu: os Vissaieci, podendo, deste modo, extrapolar-se o nome da cidade que seria Vissaium", refere, por seu lado, o epigrafista Luís Fernandes.


Para os especialistas, este altar está "carregado de simbolismo que nos transporta para um mundo onde vingavam os deuses da Natureza".
A apresentação deste peça que estará em exposição na FNAC em Viseu, será feita por Pedro Sobral de Carvalho e Luís Fernandes.


O enigma sobre a origem do nome Viseu tem vindo a ocupar gerações de historiadores. A descoberta da peça, em Janeiro deste ano, veio trazer um contributo para a investigação que tem sido feita.


Até agora, a primeira referência ao nome da cidade era Viseo, em documentos do séc. VI, embora se soubesse que a cidade fora capital de civitas romana e um importante centro viário na região.


A escavação, acompanhada pela Arquehoje, e que está associada às obras do funicular, acrescentou mais uma importante informação: os trabalhos arqueológicos revelaram uma ocupação iniciada no séc. IV a.c, em plena idade do ferro, permitindo recuar bastante a história conhecida da região e validando a hipótese há muito discutida da existência de um castro naquela área.


Sem comentários: