Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 23 de junho de 2009

Paris fecha escola por confirmação da doença (H1N1) em sete alunos. Contágio alastra pelo Mundo ...

Já acontecera nos EUA, em Hong-Kong e no Reino Unido e, esta segunda-feira, Paris teve o seu primeiro caso de escola fechada devido a um surto da nova gripe. A doença alastrar no Mundo e a OMS dava conta de 52.160 pessoas contaminadas.


A escola encerrada em Paris serve os ensino básico e pré-escolar. Ali foram detectados sete casos de gripe A(H1N1)v. O foco da infecção foi identificado numa menina de dez anos, que tinha visitado o Reino Unido muito recentemente. Neste país, que continua a deter o número mais elevado (2.773 casos ontem confirmados), já houvera também fecho de escolas pelo mesmo motivo, tal como nos EUA e em Hong-Kong.


Ontem, a Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou a fazer o ponto de situação da pandemia e confirmou que esta já se instalou em cem países do mundo. O número de pessoas contagiadas atingia as 52.160, expressando um aumento de quase oito mil casos desde o último relatório, emitido na passada sexta-feira. Nesse período cresceu significativamente o número de mortes associadas à nova gripe: 51, quando o total desde que a doença começou a ser monitorizada se eleva a 231.


Os Estados Unidos continuam a ter o maior número de pessoas infectadas (confirmadas laboratorialmente estavam até ontem cerca de 21.500), seguindo-se o México e o Canadá.


Na América do Sul, os surtos já são significativos no Chile e na Argentina. No Brasil, ainda que a doença não tenha a expressão já atingida nos países seus vizinhos, subiu para 215 o número de pessoas doentes (84 das quais foram confirmadas no último fim de semana.)


A Europa, de acordo com os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, já contava ontem 4.245 casos. Este total é referente a 31 países (os da União Europeia e quatro outros que também pertencem à EFTA). Apesar do número elevado, até agora só foi registado um óbito (no Reino Unido). Espanha (522 casos) Alemanha (278) e França (150) são os parceiros europeus com maior número de doentes.


Noutras regiões faz-se notar a escalada dos contágios: a Austrália é dos países com mais gente infectada (2.436 casos). O Japão, China e Hong-Kong também já têm muita gente doente. Noutros pontos do Mundo há países só com um a cinco casos. Ontem, o Irão declarou o primeiro. A variante da gripe A tem assumido pouca expressão em África, desconhecendo-se se tal corresponde mesmo a poucos casos ou à muito deficiente cobertura sanitária e consequente falta de sinalização dos casos. Ontem, Cabo Verde anunciou os primeiros casos, em três crianças, irmãs.


Sem comentários: