Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 9 de maio de 2009

EUA com mais casos que o México...

No dia em que o Canadá confirmou a primeira morte de uma pessoas infectada com o vírus H1N1 da gripe A, os EUA passaram à frente do México no número de casos de infecção confirmados. Chegaram ontem aos 1639, segundo as autoridades americanas, o dobro do dia anterior, isto quando o México apontava 1319.


Mas esta duplicação reflecte apenas "uma melhor despistagem", segundo os centros de Controlo e Prevenção de Doenças, que esperam um aumento de casos confirmados e de mortes. Para já, são duas - uma criança mexicana e um mulher de 30 anos. No mesmo sentido, o presidente Obama avisou, ontem, que o país ainda não estava a salvo, apesar da aparente benignidade do vírus, e que continua a ser necessária prevenção.


Quanto ao óbito no Canadá, trata--se de uma mulher de cerca de 30 anos, que não esteve no México e cuja morte, no dia 28, fora inicialmente atribuída a causas pré-existentes. O facto de ter contactado com um pessoa infectada levou as autoridades a fazer análises e a confirmar a presença de H1N1, cujo papel no óbito "não é claro".


No México, o facto de não haver mortes desde o dia 4 encoraja a tese de a que a epidemia está a esmorecer. O aumento dos casos confirmados resulta, dizem as autoridades, do avanço das análises, sendo o pico da epidemia apontado para 26 de Abril. Constatação que permitiu ao país retomar lentamente a vida normal: só ainda não reabriram as escolas primárias. Insistindo na necessidade de manter as medidas de prevenção (máscaras e desinfecção de mãos), as autoridades continuam a denunciar a discriminação a que o México tem sido votado.


Sem comentários: