Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Conhecidos esta segunda-feira....

O Ministério da Saúde deverá ter esta segunda-feira os resultados das análises feitas a uma mulher portuguesa que esteve no México e que foram enviadas para Londres.


Segundo declarações de Francisco George, director-geral da Saúde a portuguesa foi contagiada com "o vírus da Gripe A, H1N1". Sabe-se que a mulher está em casa e que conseguiu recuperar sem ncessidade de recorrer a medicamentos anti-virais.
De acordo com fonte do gabinete de imprensa do MS, "a expectativa" é que os resultados das análises sejam conhecidos na segunda-feira, dia em que foi agendada, para as 18:00, uma conferência de imprensa da tutela.


Na sexta-feira, a ministra da Saúde, Ana Jorge, explicou que foi diagnosticado a uma mulher de 30 anos, que esteve recentemente no México, o vírus da gripe tipo A, que não corresponde ao da gripe sazonal.


O teste realizado à paciente pelo Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, foi enviado para os laboratórios certificados da Organização Mundial de Saúde em Londres para determinar se é ou não o H1N1.


Contactada hoje pela Lusa, fonte do MS disse que "não há ainda resultados oficiais", mas está marcado um "briefing para segunda-feira às 18:00".


A mulher portuguesa, que esteve no México numa zona infectada com a gripe A (H1N1), está em casa, com indicação de cumprir regras para evitar o contágio - como o uso de uma máscara e a lavagem frequente das mãos - e todas as pessoas que com quem ela contactou depois de regressar estão sinalizadas, assegurou a ministra da Saúde.


O Centro de Prevenção e Controlo de Doenças da União Europeia (ECDC) incluiu Portugal nas suas estatísticas de casos suspeitos de gripe A (H1N1), no total de 17 possíveis infectados na Europa.


De acordo com o ECDC, estão confirmados 79 casos de gripe A na Europa - dos quais 44 são em Espanha e 18 no Reino Unido -, 506 no México e 226 nos Estados Unidos.


Na segunda-feira, a Organização Mundial de Saúde vai distribuir testes para detecção do vírus, para que cada país possa recorrer aos seus laboratórios habilitados.


Sem comentários: