Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Alerta para carências....

O director do Departamento de Doenças Infecto-Contagiosas dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Meliço Silvestre, considera que nem todos os hospitais do país estão preparados para a Gripe A.


Meliço Silvestre defende que as simulações são muito importantes para poder detectar lacunas nas unidades de saúde.


Segundo Meliço Silvestre, "os hospitais de referência estão totalmente funcionais. Os outros não terão todas as condições". Alerta ainda que é difícil adaptar todas as circunstâncias. "Já elaborei muitos projectos no papel muito lindos, mas quando vamos ver na prática há coisas que falham que não demos conta. Não somos os Kasparovs, que conseguem ver 50 jogadas. Às vezes falha-nos uma", justifica.


O especialista adianta ainda que não critica as autoridades portuguesas na prevenção da Gripe A. "Fizeram tudo o que foi possível. Estão de parabéns pela resposta que deram, mas nunca temos o óptimo. E captar o bom é sempre uma situação que temos de almejar", defende.


Sobre um possível alarmismo em torno da Gripe A, Meliço Silvestre entende que tal não aconteceu, mas alerta para os prejuízos que daí podem acontecer. "Temos de ter consciência que o alarme não é possível porque atrapalha as coisas", considera.


Meliço Silvestre falou durante um congresso alusivo a pandemias, realizado no auditório da Fundação Bissaya Barreto, em Bencanta, Coimbra. O "timing" da realização do congresso foi, segundo o especialista, uma coincidência, adiantando que "o homem ainda não sabe quando surgem as epidemias".


Sem comentários: