Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Dia da Europa....

A comemoração do Dia da Europa assume este ano uma relevância especial, uma vez que decorrem no próximo mês de Junho as Eleições para o Parlamento Europeu. A efeméride vai ser assinalada em todo o espaço da União Europeia (UE), através de diversas manifestações públicas.


Mas o que dizem os portugueses - e os restantes cidadãos - deste espaço e das organizações da UE ? Um inquérito Eurobarómetro, realizado nos passados meses de Janeiro e Fevereiro, junto de 26.718 pessoas, mil das quais portuguesas, dá conta de que apenas 34 por cento irá votar nas próximas Eleições para o Parlamento Europeu.


Com efeito, no nosso país prevê-se uma das mais baixas taxas de participação nas eleições, com apenas 24 por cento dos portugueses dispostos a votar, segundo uma sondagem publicada em meados de Abril passado pelo Parlamento Europeu.


E particularmente os viseenses, o que vão fazer? Essa foi uma das perguntas que fizemos a algumas pessoas (ver notícia ao lado). Pelo que pudemos observar, o entusiasmo também não é muito por estas bandas.


Já agora, convém recordar que a constituição de uma Europa unida partiu do então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, que em 9 de Maio de 1950 - faz amanhã 59 anos -, lançou a ideia de "colocar em conjunto a produção do carvão e do aço sob uma alta autoridade comum, numa organização aberta à participação de outros países" do Velho


Continente. O projecto foi materializado em Abril de 1951, altura em que nasceu a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), integrada por dois países que apenas alguns anos antes se tinham combatido, a França e a Alemanha, e por quatro outros que decidiram aderir ao projecto - Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo.


Sem comentários: