Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Nos nao pagamos................

Na reunião do executivo, o presidente afirmou que a Câmara vai seguir a orientação da Associação Nacional de Municípios para o não pagamento da Taxa dos Recursos Hídricos. Fernando Ruas adiantou, ainda, que o projecto das obras de Repeses, de alargamento da estrada, também já está pronto.


A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) aconselhou os municípios a impugnarem o pagamento da Taxa dos Recurso Hídricos, a não ser que seja exigido por via judicial. A proposta foi levada à reunião do executivo viseense e foi aprovada com dois votos de abstenção, por parte dos vereadores socialistas.
"A orientação é para que nós não paguemos a taxa a não ser que nos seja exigido via judicial, portanto não pagamos porque ela vai repercutir-se na factura dos cidadãos", explicou o presidente da Câmara de Viseu e, simultaneamente, presidente da ANMP, Fernando Ruas.
O vereador socialista, Miguel Ginestal adiantou que votaram "a favor no regulamento da manutenção do saneamento e do apoio a famílias carenciadas mas, no que diz respeito ao regulamento das tarifas de água os vereadores abstiveram-se, por uma questão de coerência".
"Somos contra a tarifa de disponibilidade, sempre fomos, porque não têm de ser os viseenses a pagar uma taxa que foi abolida, a do aluguer do saneamento que a autarquia substituiu pela taxa de disponibilidade e, como tal, os nossos votos foram de abstenção", explica Miguel Ginestal.
Um argumento que o autarca não aceita, porque, segundo explicou aos jornalistas, "é precisamente o contrário". "Nós, ao não pagar a Taxa dos Recursos Hídricos, estamos a poupar o cidadão, porque esta taxa irá ser reflectida na factura dos viseenses. Nós não pagamos para o cidadão não pagar e achei que as pessoas se iriam associar com facilidade, mas afinal não. Não percebi o sentido do voto dos dois vereadores", salienta .
Enquanto presidente da ANMP, Fernando Ruas já tinha dito que "esta taxa parece inoportuna e vem ao arrepio do que tem sido feito a nível dos municípios e nacional, perante a crise mundial que se está a atravessar". "Esperamos que o bom-senso impere", declarou.


Alargamento da estrada em Repeses com
projecto pronto


Durante a reunião, o edil anunciou ainda que o projecto das obras de alargamento da estrada, em Repeses, entre a Rotunda onde se situa o stand de motas da Hondavis e o restaurante O Lavrador, junto aos semáforos, "está pronto". "Só não arrancam as obras de imediato, para darmos algum espaço de descanso aos moradores de Repeses, depois deste tempo todo em obras, que terminaram agora e para a Câmara poder armar-se financeiramente. Mas o projecto está pronto", garantiu Fernando Ruas.
Segundo o edil, "ao entrar em Repeses parece que se está na cidade e para que fiquem quatro vias, entre o IP3 e o centro da cidade, só falta mesmo aquele pequeno troço". "É, certamente o mais pequeno, mas, também, o mais custoso, uma vez que haverá casas que terão de ser demolidas", aponta.l


Sem comentários: