Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 14 de abril de 2009

A crise esta em toda a parte

O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade advertiu esta segunda-feira que a organização e o Governo estão a negociar soluções para evitar o encerramento de quatro instituições devido a dificuldades.


Segundo uma notícia veiculada pela Rádio Renascença e pela agência noticiosa católica Ecclesia, a crise financeira "está a apertar os orçamentos" das instituições particulares de solidariedade social (IPSS), que enfrentam "graves problemas financeiros".


O presidente da CNIS, padre Lino Maia, revelou haver quatro IPSS "à beira do encerramento, isto depois de o Governo ter garantido apoios", acrescentando que o Executivo respondeu negativamente ao pedido da confederação de criação de um fundo de emergência mas assumiu o compromisso de atender às situações mais graves.


"Há garantias da parte do Governo que, caso a caso, haverá uma forma de resolver a situação", disse o sacerdote, citado por aqueles meios, sem identificar as instituições em risco.


"Já é uma situação antiga", esclareceu o dirigente ao observando que a CNIS "está neste momento a tentar resolver a situação", procurando "mediar o dialogo com o Governo", com "recato para não a pôr em perigo".


Questionado sobre as causas da situação que atinge as quatro instituições, duas das quais dedicadas a cidadãos com deficiências, disse que, além da "conjuntura, pode haver algumas dificuldades de gestão", que não especificou.


O dirigente esclareceu, contudo, que duas das instituições situam-se na região de Lisboa/Sul, uma no Centro e outra no Norte, indicando que esta última foi "um caso público no Verão em Viana do Castelo".


A instituição objecto de notícia no final do Verão foi a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM). Mas várias fontes asseguraram o risco de encerramento não existe.


Segundo Lino Maia, prosseguem as negociações com o Governo e "há boas perspectivas de resolver a situação". O gabinete do ministro do Trabalho e Segurança Social garantiu o governante "acompanha todas as situações e o Padre Lino Maia tem a porta aberta para as resolver".

Sem comentários: