Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ela foi esperta, mas foi apanhada.

A enfermeira do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira foi apanhada e esta suspensa preventivamente.


Uma enfermeira do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira foi apanhada a tentar introduzir na cadeia dois telemóveis, escondidos em duas sandes que levava na merenda, contou à agência Lusa fonte do sistema prisional.


A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) confirmou à Lusa a ocorrência, a 31 de Março passado, e sublinhou que "foram de imediato accionados os competentes mecanismos de investigação, estando a decorrer processo disciplinar, no âmbito do qual foi determinadas a imediata suspensão preventiva da funcionária".


"Até ao termo do processo disciplinar, a DGSP não se pronuncia sobre as circunstâncias, antecedentes ou outras questões relacionadas com a infracção disciplinar", declarou fonte da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais.


De acordo com o relato feito à Lusa, o aumento das apreensões de telemóveis a reclusos daquela cadeia central do Norte, levou a que a que a direcção do Estabelecimento Prisional apertasse o esquema de vigilância, tanto aos presos, como às visitas ou a funcionários.


"Tanta quantidade era impressionante", manifestou a fonte, contando que numa revista efectuada numa noite, há cerca de duas semanas, a 12 celas foram encontrados 10 telemóveis.


No último dia de Março, a enfermeira, que "já trabalha na enfermaria da prisão de Paços de Ferreira há mais de 15 anos", fez passar, como habitualmente, a mala e alguns objectos pessoais pela máquina de Raios X e o saco da merenda à parte, onde levava dois iogurtes, maçãs e duas sandes, embrulhadas em papel de cozinha.


Segundo a fonte, a guarda prisional de serviço pediu à enfermeira para fazer passar o saco da merenda pelo detector de metais, tendo recebido uma resposta indignada que não admitia que desconfiassem dela e que, por esse motivo, já nem ia entrar para trabalhar.


A indignação da funcionária fez aguçar a desconfiança dos guardas prisionais, que ao passarem o saco pela máquina de Raios X descobriram dois telemóveis escondidos dentro de duas sandes que a enfermeira levava para o lanche.


Os telemóveis são objectos muito apetecidos pelos presos, tanto para falar com familiares e amigos, como para controlar negócios no exterior, como o tráfico de droga, e chegam a ter preços que oscilam entre os 200 e os 500 euros, dependendo do modelo e do tamanho, relatou a fonte do sistema prisional.


Os telemóveis são introduzidos nas prisões das mais variadas maneiras, e pelas mais variadas pessoas, tendo já sido detectados casos de familiares dos presos, e presos, que os introduzem nos órgãos genitais ou no ânus. O mesmo esquema é utilizado para as drogas.


De acordo com dados fornecidos pela DGSP, este ano foram apreendidos até 30 de Março 27 telemóveis na cadeia de Paços de Ferreira, dos 230 detectados em todo o sistema prisional.


Durante o ano de 2008 foram apreendidos 1.092 telemóveis em todo o sistema prisional português, 86 dos quais em Paços de Ferreira.


Em 2008 foram apreendidos 5.882,01 gramas de estupefacientes nas prisões do país e até 30 Março deste ano 1,651,70 gramas.


Sem comentários: