Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Eu digo o mesmo.

A direcção da Associação Nacional de Farmácias pretende solicitar à ministra da Saúde uma avaliação independente sobre a qualidade da prescrição de fármacos, defendendo haver "intervenção da indústria farmacêutica" no acto médico.


Num debate promovido na segunda-feira pela SIC Notícias, com Pedro Nunes, bastonário da Ordem dos Médicos (OM), João Cordeiro lançou um desafio para que seja feita uma "avaliação do receituário". E explicou que esse diagnóstico, que ficaria a cargo da Inspecção-Geral da Saúde e da Procuradoria-Geral da República, destinar-se-ia a "avaliar a qualidade da prescrição médica".


Confrontado com esta pretensão, Pedro Nunes perguntou qual é "o crime" que justifica a actuação da Procuradoria-Geral da República, tendo João Cordeiro respondido: "A intervenção da indústria farmacêutica na prescrição de medicamentos".


Ontem, no entanto, a própria Ordem dos Médicos divulgou um comunicado solicitando ao inspector-geral da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde "que desencadeie o competente inquérito com vista à identificação e avaliação das eventuais receitas que o dr. João Cordeiro diz possuir." A OM diz "estranhar profundamente que o presidente da ANF, estando na posse de tais receitas, alegadamente indiciadoras de vício de prescrição, não o tenha imediatamente comunicado às autoridades competentes para que pudessem proceder a uma investigação sobre a matéria, limitando-se a usá-las para fazer insinuações insultuosas que afectam toda uma classe na sua dignidade e na sua credibilidade."


João Cordeiro afirmou, estar "a analisar esses documentos para apresentar às entidades oficiais", esperando divulgar o seu conteúdo ainda esta semana.


Sem comentários: