Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 14 de abril de 2009

Menos acidentes e menos vitimas.


O balanço da “Operação Páscoa”, da GNR, que terminou à meia-noite de anteontem, é muito positivo no que diz respeito aos números registados na região.
De acordo com os dados disponibilizados pelo Comando Territorial de Viseu, daquela força de segurança, o número de acidentes, feridos graves e ligeiros, diminuiu significativamente, quando comparado com os dados de 2008.
Segundo a GNR, os sinistros diminuíram de 41 para 34, os feridos graves desceram de quatro para apenas um e os feridos ligeiros ficaram-se pelos dez, quando, no ano passado, ainda tinham sido 24, isto apesar das condições meteorológicas adversas registadas, especialmente, na quinta e na sexta--feira passadas.
A mesma fonte adiantou que as diversas patrulhas, distribuídas pelas principais vias de comunicação (A24, A25, IC12 e IP3) e também pelas estradas secundárias, fiscalizaram mais de 2.600 automobilistas, tendo sido dada especial atenção a manobras perigosas, uso de telemóvel durante a condução, não utilização do cinto de segurança e consumo de álcool e substâncias ilícitas.
Os militares levantaram quase três centenas de autos de contra-ordenação por infracções ao Código da Estrada e procederam à detenção de doze indivíduos por conduzirem com excesso de álcool e de outros dois, por condução ilegal.


Números nacionais


A nível nacional, o Comando Geral da GNR considera "muito positivos" os resultados da “Operação Páscoa”, com menos mortos e feridos graves do que no ano passado, porque ilustram uma "redução da tragédia na estrada".
A GNR registou nos quatro dias da operação, três mortos em acidentes de trânsito em Portugal continental, menos quatro do que em igual período do ano passado, mas mais 117 acidentes do que em 2008.
"Considero estes resultados muito positivos. Ilustram a tendência dos últimos anos e meses de redução da tragédia na estrada", disse, ontem, o tenente-coronel Duarte, do Comando Geral da GNR, realçando a "substancial redução do número de mortos e feridos graves".
Quanto ao aumento do número de acidentes, mais 117 do que em 2008, o tenente-coronel Duarte disse não dar "grande relevo", justificando que toda a “Operação Páscoa” decorreu "debaixo de tempo chuvoso", propício a mais desastres.


Irregularidades


Sobre as irregularidades cometidas pelos condutores, a mesma fonte sublinhou o desrespeito pelos limites de velocidade, a velocidade excessiva em condições adversas e a condução sob efeito de álcool.
De acordo com os dados da GNR, ocorreram no país, este ano, 999 acidentes, dos quais resultaram três mortos, 19 feridos graves (menos 10 do que em 2008) e 283 feridos ligeiros (mais 43).
Para esta operação, a GNR mobilizou 2.062 militares, 936 patrulhas e 871 viaturas.

Sem comentários: