Sete famílias do projecto «Novos Povoadores», vão trocar o litoral pela migração para o interior do país, devendo começar a chegar a Évora até ao início do ano, garantiu esta terça-feira um promotor da iniciativa.
«Évora é o projecto-piloto mais avançado. Em breve, devemos assinar o contrato final com a Câmara Municipal e, entre Novembro e Janeiro, as primeiras sete famílias do projecto, a nível nacional, devem mudar-se para a cidade», revelou à Lusa Frederico Lucas.
Segundo diz a Lusa, o projecto «Novos Povoadores», da autoria de Alexandre Ferraz, Ana Linhares e Frederico Lucas, é dinamizado pela empresa Info-excelência e pretende colmatar o despovoamento do interior do país.
A ideia é fomentar e facilitar a mudança das famílias interessadas em trocar as grandes cidades por uma vida «mais tranquila na província.
Évora e Marvão (distrito de Portalegre), no Alentejo, Idanha-a-Nova (distrito de Castelo Branco) e um concelho ainda não definido na região de Trás-os-Montes são os locais onde vão avançar projectos-piloto da iniciativa.
«Um dos requisitos para as inscrições era que um dos elementos do casal tivesse um emprego fixo, com hipótese de transferência, e o outro um projecto empreendedor», disse.
O objectivo em Évora passa pela fixação de novos moradores no centro histórico, pelo que as sete famílias.
No que respeita a números nacionais, 310 famílias inscreveram-se no «Novos Povoadores», sendo que, das 29 apuradas para a fase final de selecção, «80 por cento são licenciados», com uma média etária de «35 anos».
TVi24
VISEU CAPITAL DA BEIRA NO CORAÇÃO DE PORTUGAL CIDADE DE GRÃO VASCO COM A SUA CATEDRAL IMPONENTE NO ALTO DO MONTE
Radio Viseu Cidade Viriato
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
|
Sem comentários:
Enviar um comentário