Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 3 de outubro de 2010

As 5185 crateras da Lua

A Lua afinal é mais complexa do que aquilo que se vê e na sua já longa história sofreu pelo menos duas fases diferentes de "ataques" de corpos celestes, asteróides e cometas, que terão deixado milhares de crateras na superfície. As fotografias da sonda "Lunar Reconnaissance Orbiter" trazem novos conhecimentos sobre o satélite da Terra.
As 5185 crateras da 
Lua
A LRO fotografou com um detalhe inigualável a superfície lunar. A imagem mostra uma ponte natural com cerca de sete metros
 
Os primeiros objectos a atingir a Lua tinham grandes dimensões, enquanto que numa segunda fase começaram a ser mais pequenos. A transição de fase de corpos celeste de grandes dimensões para os mais pequenos foi feita durante 3800 milhões de anos. Os cientistas acreditam que esta evolução pode dar pistas sobre o início do Sistema Solar.

A análise destes impactos só foi possível graças ao altímetro de alta resolução da sonda espacial "Lunar Reconnaissance Orbiter" (LRO), que detectou crateras lunares com 20 metros de diâmetro - num total de 5185. Foi graças à sonda da agência espcial norte-americana (NASA) que foi possível criar o primeiro catálogo completo de imagens de alta qualidade das crateras feitas na Lua.

"Já se havia medido antes a topografia lunar, mas desta vez passamos a outro nível, com alta precisão e resolução espacial", disse Maria Zuber, geóloga planetária do Instituto de Tecnologia do Massachusetts e membro da missão LRO.

JN

Sem comentários: