Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

REGIONAL/Distrito de Viseu - Cabanas de Viriato, Canas de Senhorim e Nelas mostram que brincar ao Carnaval continua a ser obrigatório faça sol ou ...

Cabanas de Viriato, Canas de Senhorim e Nelas mostram que brincar ao Carnaval continua a ser obrigatório faça sol ou faça chuva. Ontem, a tradição repetiu-se.

Num raio de apenas 20 quilómetros existem três carnavais com tradições na região do Planalto Beirão – Cabanas de Vitiato (Carregal do Sal), Canas de Senhorim e Nelas.
O Carnaval de Cabanas de Viriato é sem dúvida dos mais originais de Portugal. Milhares de foliões invadem todos os anos, pela época do Carnaval, a povoação do concelho de Carregal do Sal, para dançarem a chamada “Dança dos Cus” ou “Dança Grande” .
Os “traseiros” são mesmo reis desta festa cuja tradição remonta a 1865, quando o sucesso de uma representação do grupo de teatro local trouxe para a rua actores e actrizes. Na época o regente da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato compôs uma música propositadamente conhecida como “Valsa de Carnaval”, que ainda hoje é utilizada durante o desfile de Carnaval pelas ruas da vila.
Ontem foram apenas os “minis” cus a dançarem. Centenas de crianças de todas as escolas do concelho de Carregal desfilaram pelas ruas de Cabanas. Os adultos vão ter, hoje e amanhã à tarde, a oportunidade de bater os rabos ao som da “Valsa de Carnaval”. Todos são convidados a participar na dança e mesmo os mais tímidos acabam por ser contagiados pela animação.
Em Canas de Senhorim a tarde já foi de festa grande com os bairros “rivais” - Paço e Rossio – a mostrarem mais uma vez o seu empenho, enchendo as ruas da Vila de cor e diversão. “Já ganhou, já ganhou”, era a frase que ontem mais se ouvia aos habitantes de cada bairro.
Já o Carnaval do concelho de Nelas também aposta na prata da casa, tendo igualmente dois bairros a “disputarem” a simpatia de todos os foliões que se deslocam à sede de concelho. Trata-se da Associação do Bairro da Igreja e do Cimo do Povo.
Do ambiente carnavalesco de Canas fazem ainda parte a “Segunda-feira das Velhas”, os bailes, os pisões, as paneladas, a batatada e o despique, que se realiza na Terça-Feira de Entrudo, pelas 18H00, no cruzamento entre a rua principal do Rossio e a rua que dá acesso ao Paço, onde os foliões de cada bairro puxam pela sua música e canções.
De salientar ainda, a queia do Entrudo, na quarta-feira de Cinzas, realizada nas duas vilas do concelho de Nelas.

Jornal As Beiras

Sem comentários: