Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

REGIONAL/Distrito da Guarda - Vales do Zêzere e Côa, Parques da Estrela e Malcata e Douro Internacional são pré-finalistas ...

O Vale Glaciar do Zêzere, no concelho de Manteigas, e o Parque Natural da Serra da Estrela seguem em frente na eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, a que se juntam, entre outros lugares, a Reserva da Serra da Malcata, o Vale do Côa e o Douro Internacional.

O Vale Glaciar do Zêzere, na categoria de “Grandes Relevos”, o Parque Natural da Serra da Estrela (Zonas Protegidas), a Reserva Natural da Serra da Malcata (Florestas e Matas), o Vale do Côa (Zonas Aquáticas Não Marinhas) e o Douro Internacional (Zonas Protegidas e Zonas Aquáticas Não Marinhas) estão entre os 77 pré-finalistas no âmbito do concurso “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.

A lista foi divulgada no domingo passado, dia 7, pela New 7 Wonders Portugal, entidade responsável pela iniciativa. A partir de uma longa lista de 323 candidaturas foram seleccionadas as 77 pré-finalistas (11 por cada uma das sete categorias). A escolha das belezas naturais foi feita por um painel de especialistas, representantes das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional.

O passo seguinte é a definição dos 21 finalistas (três por cada categoria), que serão conhecidos a 7 de Março e que depois serão apresentados para votação pública, que decorrerá até ao dia 7 de Setembro deste ano. As vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos em cada categoria e não serão eleitas mais do que duas maravilhas por região.

Segundo a organização, na lista de 21 maravilhas finalistas terá que estar presente, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do País: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Desta forma, a New 7 Wonders Portugal assegura a representatividade geográfica.

Confirmação do que de melhor existe em Portugal

A ministra do Ambiente e Ordenamento do Território salienta que a iniciativa das 7 Maravilhas Naturais de Portugal “acontece quando se assinala o Ano Internacional da Biodiversidade”. Dulce Pássaro adianta que “é objectivo do Ministério do Ambiente alertar todos para a importância deste tema, pois a perda de biodiversidade a médio e longo prazo vem traduzir-se na perda da nossa qualidade de vida”, referindo que as Maravilhas “confirmam o que de melhor existe em Portugal do ponto de vista paisagístico e de biodiversidade".

Sensibilização para a necessidade de preservar

O presidente New 7 Wonders Portugal, Luís Segadães refere que a eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” pretende “sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural do nosso País”. “O objectivo deste novo projecto não se resume ao interesse meramente estético das belas paisagens do nosso país, mas será antes, uma forma de divulgar para poder preservar”, frisa.

Porque 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, Luís Segadães afirma que este projecto “vem reforçar um movimento ambientalista que cresce a nível global e pretende ser uma referência no contributo para a sustentabilidade ambiental no nosso país”. “Todos os locais candidatos beneficiam ao fazer parte deste projecto, principalmente ao nível da preservação ambiental. Tal como refere o mote da nossa campanha, para podermos preservar alguma coisa temos primeiro que a conhecer”, acrescenta.

Maior visibilidade ao património natural

Também Francisco Ferreira, da Quercus, sublinha a importância da iniciativa, por dar “um maior protagonismo e visibilidade ao património natural e à conservação da natureza, áreas que em termos de prioridade têm sido esquecidas por sucessivos Governos e também pela população”. “Pensamos que a iniciativa irá aproximar as pessoas do território, permitir-lhes perceber as características únicas de habitats, os serviços que eles prestam em termos económicos, nomeadamente para o turismo, para o lazer, mas também no fornecimento directo ou indirecto de alimentos, na protecção dos recursos hídricos ou na assimilação de dióxido de carbono e, de uma forma geral, na manutenção de um equilíbrio essencial entre as actividade humanas e os ecossistemas”, conclui o mesmo responsável.

Sete categorias

São consideradas “Maravilhas Naturais de Portugal”, os monumentos naturais em território nacional que contenham um ou mais aspectos de raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais. Os pré-finalistas são organizados em sete categorias, que representam a diversidade paisagística de Portugal: “Grutas e Cavernas”; “Praias e Falésias”; “Florestas e Matas”; “Grandes Relevos”; “Zonas Aquáticas não Marinhas”; “Zonas Protegidas” e “Zonas Marinhas”.

Nova Guarda


Sem comentários: