Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 14 de fevereiro de 2010

LOCAL - Esta opiniao conta...

Graça Pinto

Graça Pinto da Direcção Distrital do BE, deixa aqui a sua opinião.

Justiça social

«Era uma noite pachorrenta de domingo. Cumpria um ritual diário, aceder às notícias na RTP. Um dos canais deu conta de mais um episódio dramático que ilustra bem a ausência de um apoio eficaz à terceira idade.

Uma mulher de 82 anos, que sofria da doença de Alzeimer, tinha morrido, em sua casa, em Corvos à Nogueira, concelho de Viseu, vítima de um incêndio cujas causas, tanto quanto sabemos não foram, determinadas. Morreu, como viveu sozinha, como tantos outros idosos.

Ao fundo, viam-se as viaturas dos soldados da paz, que apagaram o fogo. Tinha sido a segunda vez, num prazo de quinze dias, que haviam sido chamados a apagar um fogo, naquela freguesia, em que as vítimas eram idosos.

O Comandante dos bombeiros municipais, visivelmente perturbado, manifestava a sua estranheza perante o facto de alguém, naquelas condições, viver sozinho.

Não temos conhecimento das circunstâncias concretas que rodearam este trágico acidente, mas conhecemos os contornos gerais da realidade que empurra muitos idosos para situações de risco.

As alterações no tecido social e familiar, a desertificação do interior e a crescente pressão laboral que pesa sobre os trabalhadores, chamados, mais uma vez, a pagar a factura da crise, coloca muitas famílias perante a impossibilidade de assegurarem um apoio eficaz aos seus idosos.

Esta nova realidade convoca o poder central e autárquico a assumir uma responsabilidade acrescida no apoio a este sector da população.

Acontecimentos dramáticos como este vêm acrescentar razões à nossa razão. É imperativo assegurar a justiça social no acesso a diversos equipamentos.

Esta garantia de acesso em função de princípios de direito social e de critérios de necessidade deve constituir o pilar de uma política pública de protecção social e de apoio aos mais fragilizados! Aconteceu há dias, mesmo aqui ao lado! Podia ter sido em qualquer outro lugar do país.



Sem comentários: