Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

LOCAL - Viseu solidario...

O 'Projecto Viseu Solidário' tem tido muita procura por parte dos viseenses mais carenciados, nas suas diversas áreas de intervenção, foi a garantia dada por Hermínio Magalhães, vereador do pelouro de Acção Social da Câmara de Viseu, entidade que avançou com a ideia o ano passado, no âmbito da crise económica que atingiu várias famílias do município

"Mais de um milhão de euros é o custo da intervenção da Câmara de Viseu no 'Projecto Viseu Solidário'", revelou ontem o vereador do pelouro de Acção Social da autarquia, Hermínio Magalhães, que nos confessou estar convicto de que "o programa vai ter muitos bons resultados".
Hermínio Magalhães fez questão de definir que o 'Projecto Viseu Solidário' tem como objectivo "dar apoio extraordinário a pessoas e famílias carenciadas, que tem por base o reconhecimento da igualdade de oportunidades, a responsabilização das pessoas e instituições, a rentabilização dos recursos locais e a inclusão social".

Uma finalidade tão mais importante quanto 2010 foi escolhido pela União Europeia como 'O Ano Europeu da Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social'. "Até agora, todas as propostas que têm sido realizadas por mim têm tido um acolhido favorável por parte do executivo camarário", acentuou o autarca.

Articulação
com o PROHABITA
Hermínio Magalhães apontou que isso fica a dever-se ao facto de "o 'Projecto Viseu Solidário' mobilizar uma equipa pluridisciplinar, constituída, por uma assistente social, um engenheiro - quando em questão está a recuperação de uma habitação - e um sociólogo", cujo trabalho "é fundamental na análise dos problemas".

Para demonstrar como é complexa a concretização do projecto, referiu que os auxílios prestados incidem sobre diversas áreas, como a "ajuda alimentar pontual em situação de comprovada carência; o apoio complementar a despesas extraordinárias de saúde; o apoio a pessoas em situação de exclusão social; e o apoio a pessoas portadoras de deficiência, em situação de dificuldade económica".

Adiantou que as ajudas se estendem também à elaboração de projectos de construção, reconstrução, recuperação e reabilitação para habitação própria ou permanente, "muitas vezes em articulação com outro programa que é o PROHABITA".
No campo da habitação enumerou igualmente os apoios à construção, reconstrução, recuperação, reabilitação, beneficiação, conservação e criação de condições de acessibilidade em habitação própria ou arrendada.

Actividades
no âmbito doCLAS
Embora não tenha números globais em muitas áreas, Hermínio Magalhães divulgou que "a Câmara de Viseu está a ajudar cerca de 80 pessoas no campo alimentar, nas zonas rurais, cujo apoio é dado através das redes de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) existentes no concelho".
Na área da saúde o montante utilizado é de 2.400 euros, enquanto no da habitação ascende a 45 mil euros, "isso sem falar nos valores do PROHABIT, que atingem a verba de 625 mil euros", assinalou o vereador.

Frisou ainda que a rede social concelhia inclui Conselho Local de Acção Social (CLAS), que integra 80 instituições, as quais se encontram a trabalhar no Plano de Desenvolvimento Geral do Concelho. "A intenção é que nos indiquem as áreas prioritárias de apoio social", acentuou.
A terminar, o autarca informou que a Biblioteca Municipal será palco, no próximo dia 24, de uma conferência sobre a 'Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social', estando prevista uma outra acção no âmbito da 'Economia Social', além da apresentação do 'Banco Alimentar contra a Fome e a apresentação do Projecto 'Com Vida'.


Sem comentários: