Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 11 de julho de 2009

H1N1 - casos em Portugal sobem 7 por dia...

Sete novos casos de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1) foram confirmados nas últimas 24 horas em Portugal pelo Ministério da Saúde, fazendo subir para 86 o número total de registos.


De acordo com o comunicado oficial disponível online no Portal da Saúde desde as 18:00 de hoje, os sete casos confirmados laboratorialmente estão internados em hospitais de Lisboa, Porto e Comibra.


Em Lisboa, no Hospital Curry Cabral, estão internados dois doentes: um homem de 20 anos e uma mulher de 27 anos, ambos provenientes de São Paulo, Brasil, indica o relatório do Ministério da Saúde.


Nos Hospitais da Universidade de Coimbra estão internados um homem de 33 anos, vindo do México, e uma criança de 10 anos que veio de Palma de Maiorca.


No Porto, no Hospital de São João, estão uma criança de 2 anos vinda de Tenerife, uma mulher de 32 anos que chegou de Londres, e uma mulher de 23 anos que regressou de Palma de Maiorca.


Desde o início de Maio e até ao momento existem 86 casos confirmados de Gripe A (H1N1) em Portugal e o Ministério da Saúde recorda que "na maioria dos casos, a doença já foi tratada e as pessoas retomaram as suas vidas".


Apesar de apontar que "não há razão para alarme" porque o aumento do número de casos importados de fora do país "já era previsível", o Ministério da Saúde apela a "uma atenção redobrada".


As autoridades de saúde recomendam ainda a toda a comunidade - famílias, escolas, empresas, etc. - que "adopte comportamentos que dificultem a transmissão do vírus".


Em caso de sintomas de gripe, independentemente das pessoas terem viajado para fora do país, aconselha a contactarem de imediato a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) "e seguirem as indicações dos profissionais de saúde (...) antes de se dirigirem a um serviço de saúde" para aumentar os riscos de contágio à população.


O Ministério da Saúde destaca ainda a importância da lavagem frequente das mãos, da protecção da boca e do nariz ao tossir ou espirrar, sempre que possível com lenços de papel que não devem ser reutilizados, para evitar a rápida propagação do vírus.


Sem comentários: