Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 11 de julho de 2009

Porsche foi um dos alvos, em Matosinhos. Polícia Judiciária investiga....

Fogos de origem criminosa destruíram três carros e provocaram danos noutros quatro, na madrugada e manhã de ontem, em Leça da Palmeira e na Senhora da Hora, concelho de Matosinhos. A Polícia Judiciária está a investigar.


Os incêndios ocorreram no espaço de seis horas, em duas ruas de diferentes freguesias, e, aparentemente, são casos isolados. Os alvos terão sido especificamente duas viaturas, mas as chamas acabariam por causar "danos colaterais", propagando-se a outras estacionadas por perto. As autoridades investigam se foram meros actos de vandalismo ou alguma retaliação.


Em ambos os incidentes há testemunhas que dizem ter visto indivíduos suspeitos a abandonar os locais. Os incendiários poderão ter utilizado engenhos com combustível, em jeito de "cocktail molotov".


Pelas 10.30 horas, na Senhora da Hora, o principal visado foi um Porsche Boxster estacionado na Rua Vasco Santana. Ficou com a parte traseira destruída. Dois dos carros ao lado (um Volkswagen Polo e uma carrinha Nissan) também foram atingidos, sofrendo estragos de menor monta.


O condutor da carrinha ainda a conseguiu retirar a tempo de evitar danos maiores. No local, um responsável da PSP que coordenava as operações apenas adiantou tratar-se de "um incêndio de origem desconhecida" e que só se poderiam tirar conclusões após a intervenção das brigadas de investigação.


Apesar das cautelas da Polícia, duas testemunhas oculares - um segurança e um morador - garantiram ter assistido a um acto criminoso. "Dois indivíduos atiraram uma coisa para dentro do carro, meteram os carapuços e gritaram um para o outro: 'Corre, corre que pode explodir!'", descreveu uma das testemunhas.


Os moradores foram alertados pelo alarme do carro e por várias "explosões". Os bombeiros (foram ao local as corporações de Leixões e de S. Mamede Infesta) admitiram que "as explosões podem ter sido os pneus e os 'airbags' a rebentar".


Quanto às causas, o chefe Armando Inácio, dos Bombeiros Voluntários de Leixões, referiu que "só a peritagem poderá avaliar". Por razões de segurança, a rua esteve cortada durante hora e meia, com centenas de curiosos a observar as operações.


Um cenário muito idêntico já se tinha verificado, durante a madrugada, no Largo Congosta do Abade, em Leça da Palmeira. Foi às 4.20 horas que os moradores despertaram com "estrondos" e chamas à porta de casa. Em poucos minutos, dois veículos (um Citroen AX e um Rover) ficaram calcinados. Outros dois (Ford Fiesta e Volkswagen Golf) com estragos menores. Estavam todos estacionados junto a uma oficina.


Como se não bastasse, o fogo ainda alastrou à fachada das habitações próximas. Alguns vidros de portas e janelas ficaram partidos. "Isto é terrorismo! Ninguém conseguia sair de casa", protestou José Ferreira, morador, de 63 anos, após uma noite mal dormida. Na vizinhança, houve quem visse "dois indivíduos a fugir". Os Bombeiros de Matosinhos-Leça estiveram no local até às 5.30 horas. De madrugada, acorreram a outros casos de fogo-posto, em contentores de lixo.


Sem comentários: