Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 12 de julho de 2009

Direito e Enfermagem lideram o topo das licenciaturas que têm mais vagas...

As licenciaturas de Direito na Universidade de Lisboa e na Universidade de Coimbra lideram, respectivamente com 450 e 330 lugares, o top dos cursos com mais vagas no concurso nacional de acesso ao Ensino Superior Público, que arranca amanhã. Curiosamente, são dois dos cursos apontados como tendo maior desemprego, num estudo elaborado este ano pelo próprio Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


A seguir a estas duas licenciaturas, no top 5 da lista dos cursos com mais vagas estão as licenciaturas em Enfermagem na Escola Superior de Enfermegam de Coimbra e de Lisboa, respectivamente com 320 e 300 vagas. Uma oferta aparentemente excessiva, tendo em conta as queixas recorrentes de enfermeiros que estão há anos no desemprego.


Só em quinto lugar da lista aparece o primeiro curso de Medicina, na Faculdade de Medicina de Lisboa, que este ano vai manter o mesmo número de vagas: 295. Em termos totais, vão ser abertas este ano 1658 vagas para o curso de Medicina, o que corresponde a um aumento de 44 vagas em relação a 2008. Este ano, à semelhança do que se passou na última candidatura, vão ser abertas vagas específicas para estudantes já titulares de uma licenciatura (168 vagas, contra 125 no ano passado) e há a somar também a abertura de um novo curso de Medicina na Universidade do Algarve. São 32 vagas a que podem concorrer licenciados com formação nas áreas fixadas pela universidade.


A avaliar pela procura do ano passado, Medicina promete continuar a ser um dos cursos mais procurados e, logo, a bater os recordes das notas de acesso: na candidatura de 2008, a Faculdade de Medicina do Porto liderou as notas mais altas com o último aluno a entrar a apresentar uma média de 18,5 valores. A seguir a Medicina, que detém os primeiros quatro lugares das notas mais altas, aparece Engenharia Biomédica na Universidade do Minho (com 18,1 valores), e só depois Bioengenharia (18%) e Arquitectura (18%) na Universidade do Porto.


Este ano, as universidades e politécnicos públicos vão abrir 51918 vagas em 1099 cursos (51352 vagas no concurso nacional e as restantes em concursos locais), o que corresponde a um aumento de 1100 vagas (mais 2%) em relação ao ano passado. E a um crescimento de 11% em relação a 2004: em cinco anos, foram criadas mais 5245 vagas no Ensino Superior universitário e politécnico.


Este ano, segundo o Ministério, aumenta de forma "significativa" a oferta de ensino superior para trabalhadores-estudantes: vão ser postas a concurso 4200 vagas para 117 cursos em regime pós-laboral, maioritariamente engenharias, o que significa uma duplicação face a 2007 em que havia apenas 2160 vagas para este efeito.


Sem comentários: