Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ja se conta 79...

A investigação laboratorial realizada nas últimas 24 horas confirmou a existência de oito casos de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1), o que faz subir para 79 os casos confirmados em Portugal.


Num comunicado disponível no Portal da Saúde, a tutela acrescenta que um dos novos casos diz respeito "a um menino de 1 ano, vindo de Palma de Maiorca, que está internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra".


"Outro menino, de 7 anos, proveniente do México, está no Hospital de Angra do Heroísmo, Açores" e "uma mulher, de 19 anos, que veio da Califórnia, está no Hospital Curry Cabral", acrescenta a nota de imprensa.


Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, "três homens estão internados no Hospital de São João: um homem, de 27 anos, veio de Miami, outro homem, de 22 anos, vindo de Barcelona, e outro, de 29 anos, procedente de Palma de Maiorca".


Dois dos casos correspondem a transmissão secundária: uma mulher de 23 anos, que está no Hospital Curry Cabral, e um menino de 2 anos, que está no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa.


Verificaram-se, em Portugal, desde o início de Maio, 79 casos confirmados de Gripe A (H1N1), embora a maioria dos doentes, já tratados, tenha retomado a sua vida, garante a tutela, esclarecendo que o aumento do número de casos importados e de transmissão secundária era já previsível pelas autoridades de saúde pública, tendo em conta a evolução natural da epidemia.


O Ministério da Saúde assegura igualmente que está em curso a pré-reserva de vacinas para 30 por cento da população, e que, assim que a vacina for produzida, Portugal disporá da mesma "na quantidade necessária".


Entretanto, foi constituída uma rede de coordenação entre os laboratórios que fazem a identificação do vírus da gripe A (H1N1).


As análises, que eram realizadas apenas no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e nos laboratórios do Hospital Curry Cabral, passam agora, progressivamente, a ser efectuadas nos laboratórios do Hospital de São João, dos Hospitais da Universidade de Coimbra e no Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Dr.ª Laura Ayres.


Atletas madeirenses em vigilância


Em Itália, um grupo de 70 jovens madeirenses que participa em Itália num torneio internacional de andebol que a equipa de Chipre teve de abandonar depois de serem detectados cerca de dez casos de gripe A (H1N1) estão sob vigilância.


Duarte Sousa, um professor que acompanha a comitiva da escola Bartolomeu Perestrelo que participa na prova que decorre em Terano, garantiu que "todos os atletas estão bem e não há de momento nenhum problema, até porque não estiveram em contacto com os colegas afectados".


O professor adiantou que, no ínicio da semana, foram confirmados cinco dos dez casos detectados na equipa de Chipre, entre os quais o treinador daquele país, estando os restantes ainda em avaliação.


Duarte Sousa realçou que foram contactadas as autoridades de saúde nacionais e regionais e estão a ser seguidas as directivas sobre "controlar a temperatura de todos os atletas de manhã e à noite e vigilância para algum dos sintomas".


"Regressamos na próxima segunda-feira, com escala em Lisboa, e no caso de aparecer alguma situação suspeita estarão à nossa espera", disse.


Marinheiro da fragata Bartolomeu Dias teve alta


Já o marinheiro da fragata portuguesa Bartolomeu Dias infectado com o vírus da gripe A teve alta médica e já não apresenta risco de contágio, pelo que regressa ao navio, informou o Governo.


Em comunicado conjunto, os Ministérios da Saúde e da Defesa Nacional referem que o militar regressa ao navio "perfeitamente saudável, não correndo qualquer risco de novo contágio" nem apresentando perigo de contágio "para a restante guarnição".


Sem comentários: