Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 16 de julho de 2009

A mulher que deu à luz tarde de mais...

Esta andaluza tornou-se célebre em todo o mundo por ter sido, em 2006, a mãe mais velha de sempre: aos 67 anos, deu à luz dois gémeos, Pau e Christian. Morreu agora, vítima de cancro.


Foi notícia em 29 de Dezembro de 2006, ao ser a mulher mais velha do mundo a tornar-se mãe. Tinha então 67 anos e as fotos dela com os gémeos que deu à luz correram mundo. Carmen Bousada, uma andaluza de Cádis, recorreu a todos os expedientes para ser mãe: mentiu, falsificou documentos, submeteu-se a um prolongado tratamento clínico para retomar a menstruação, interrompida década e meia antes. Voou para Los Angeles, onde lhe implantaram óvulos fecundados com espermatozóides de dois dadores anónimos no Centro de Fertilidade Pacífico. O médico que a atendeu, Vicken Sahakian, lamentaria depois ter sido enganado - logo ele, que jurara não atender mulheres solteiras com mais de 55 anos. Acima dessa idade, qualquer gravidez é de altíssimo risco. Com uma agravante suplementar: um filho resultante desse parto fica com uma mãe com idade para ser sua avó ou mesmo bisavó.


Aplaudida e criticada, Carmen seguiu em frente. Aos jornalistas, justificou aquele passo tão tardio por anteriormente ter a incumbência de cuidar a tempo inteiro da mãe, falecida em 2005, aos 101 anos. Foi, aliás, o dinheiro recebido por herança que lhe permitiu materializar o sonho de conceber um filho. Nunca imaginou que viriam dois em vez de um. O título de mãe mais velha do globo foi dela por pouco tempo: logo surgiu outra mulher ainda mais velha, na Índia, a dar à luz. A ciência vai superando os seus próprios limites, suscitando de caminho cada vez mais dúvidas no plano ético...


Os genes favoreciam-na, aparentemente. Mas o destino, como homens e mulheres bem sabem desde o início do mundo, é muito caprichoso: meses depois do parto, diagnosticaram-lhe um cancro. Carmen Bousada de Lara morreu a 11 de Julho. Os gémeos, Pau e Christian, têm 30 meses.



Sem comentários: