Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Primeiro caso de Gripe A na Madeira...

Uma jovem de 15 anos, residente no Reino Unido, que veio passar férias com o pai à Madeira, é o primeiro caso positivo de Gripe A (H1N1) no arquipélago.


Este caso de infecção foi confirmado à Agência Lusa pelo presidente do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, que garantiu que a rapariga "está internada no Hospital Central do Funchal, mas clinicamente bem".


Maurício Melim adiantou que a jovem chegou à Madeira na noite de sexta-feira e recorreu aos serviços de saúde no sábado, evidenciando "um padrão epidemiológico acentuado".


O responsável pela saúde no arquipélago adiantou que "foram cumpridos todos os procedimentos definidos" e, dado que a avaliação clínica e a análise de triagem "suscitaram dúvidas", os produtos biológicos foram enviados para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em Lisboa.


O instituto Ricardo Jorge confirmou hoje, segunda-feira, tratar-se de "um caso de infecção pelo vírus H1N1-2009", disse Maurício Melim.


"O quadro clínico da jovem tem vindo a evoluir favoravelmente, está bem e os contactos próximos estão a fazer quimioprofilaxia", adiantou.


Maurício Melim informou ainda que, até ao momento, foram avaliados 12 casos suspeitos de gripe A na Madeira e que dentro de dez dias o laboratório do Hospital Central do Funchal estará em condições para "fazer todo o processo de diagnóstico", deixando de ser necessário enviar o material para Lisboa.


Sem comentários: