Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Obama suspende parte do embargo a Cuba...

Obama suspende parte do embargo a Cuba

Barack Obama anunciou que a Presidência dos EUA irá suspender por seis meses a lei Helms-Burton, aprovada em 1996 e que endureceu na altura o embargo a Cuba, impondo sanções contra as empresas estrangeiras que comercializem bens com Havana. (COM VÍDEO)


A suspensão da norma entrará em vigor no próximo dia 1 de Agosto, informou a Casa Branca, citada pelas agências EFE e Reuters. O Presidente norte-americano enviou uma mensagem ao Senado e à Câmara dos Representantes argumentando que esta decisão “é necessária para benefício dos interesses nacionais dos EUA e irá acelerar uma transição para a democracia em Cuba.”


A “Lei de Liberdade e Solidariedade Democrática para Cuba” é uma consolidação de leis parciais que compunham o embargo a Cuba. Obama suspendeu a secção III, que possibilita aos cidadãos dos EUA que tenham perdido propriedades em Cuba, por expropriação, que processem pessoas e empresas que façam negócios relacionados com estes bens.


Mas este decisão de Obama não é inédita, ainda que ocorra numa altura em que os dois países estão numa fase de aproximação. De acordo com a EFE, os anteriores presidentes George W. Bush e Bill Clinton também suspenderam parte da lei Helms-Burton por seis meses.


Sem comentários: